Associação de Futebol de Aveiro faz 100 anos

Fundada em 22 de Setembro de 1924 por iniciativa de um grupo de ilustres dirigentes liderados por Mário Duarte (1869-1939) – que foi funcionário de Finanças e simultaneamente um dinâmico agente desportivo, praticante e introdutor de várias modalidades em Portugal – a Associação de Futebol de Aveiro (AFA) celebra, este domingo, um século de vida em prol do desporto distrital e nacional. A primeira reunião formal da direcção presidida por Mário Duarte realizou-se em 14 de Novembro de 1924. Estava dado o pontapé da saída para incrementar os campeonatos de futebol da AF Aveiro. Nesta época apenas foram aceites cinco clubes no primeiro Campeonato Distrital, sagrando-se campeão o Sporting Clube de Espinho.


CERCA DE 18 MIL ATLETAS

Actualmente, a AF Aveiro é uma das maiores associações distritais do país, com um movimento médio na ordem dos 400 jogos por semana nos quais estão envolvidos mais de 17 mil atletas, masculinos e femininos, de todos os escalões, inscritos nas modalidades de futebol, futsal e futebol de praia, uma actividade global assegurada por cerca quatro centenas de árbitros.


AFA TV E ALDEIA DO FUTEBOL

Uma longa história de sucessivas adaptações e de impulsos à dinamização do futebol distrital e nacional. Entre muitas outras vias de melhoria na relação com os clubes e com os adeptos do futebol, a modernização das suas plataformas digitais foi facilitando o acesso rápido a iniciativas e resultados. O lançamento da AFA TV, a Gala Anual da AFA, a edificação da Aldeia do Futebol, no espaço contíguo ao Estádio Municipal de Aveiro, são outros marcos de modernidade mais recentes, projectados pelo ex-presidente Arménio Pinho (hoje, na FPF), e prosseguidos pela actual direcção da AFA, liderada por José Neves Coelho.


SETE CLUBES AROUQUENSES FILIADOS NA AFA

Hoje, são sete os clubes arouquense em actividade filiados nesta associação distrital: FC Arouca (único representante do futebol aveirense na I Liga), CCR Vila Viçosa, ACRD Mosteirô, UD Fermedo, UD Mansores, Centro Juvenil Salesiano de Arouca e ACDR Unidos de Rossas, sendo que o histórico GDSC Alvarenga está inativo desde há dois anos. Editado em 2019, o livro, patrocinado pela associação, “AFA – a caminho dos 100 anos”, escrito pela jornalista arouquense Cláudia Oliveira, é um ótimo compêndio para conhecimento de uma das maiores associações de futebol do país que, desde a fundação, conheceu 20 presidentes e conta, hoje, cerca de 160 clubes filiados. Foi também em clubes da AF Aveiro que se iniciaram grandes nomes do futebol português como António Sousa, Semedo, João Alves, Fernando Couto, Jorge Couto, Cândido Costa, Secretário, Tonel, Pedro Martins, Litos, Pedro Costa (arouquense, de Rossas), entre outras figuras do futebol nacional. Chegaram ainda ao principal escalão do futebol profissional, os ex-árbitros assistentes António Gonçalves (Várzea) e José Albino Oliveira (Escariz). MMS/RV

Outros Artigos de Interesse

Desporto

Futebol Feminino: Centro Juvenil começa a 3.ª Nacional a ganhar

Ana Costa bisou no triunfo na Murtosa
Desporto

Porto 4-0 FC Arouca

Expulsão do ponta-de-lança arouquense facilitou tarefa dos locais na segunda parte, quando surgiram os golos
Desporto

Lobos de Arouca correm contra o favoritismo dos dragões

Gonzalo García: «A forma como vamos estar no jogo depende dos jogadores que temos disponíveis. Eles têm trabalhado bem e com motivação»