A poucos meses de tomarem a decisão final quanto às preferências a seguir nas candidaturas para prosseguimento de estudos de nível universitário, os alunos do 12º ano do Agrupamento de Escolas de Arouca contaram com o apoio extra dos seus conterrâneos da Associação Académica de Arouca (A3) para sessões de elucidação sobre o funcionamento, o conteúdo e as saídas profissionais dos cursos superiores. A iniciativa foi estudada numa parceria entre a associação e a direcção do agrupamento escolar.
Um dia útil, em que os estudantes que já frequentam o ensino superior partilharam com os seus pares do ensino secundário um conjunto de conhecimentos e de experiências relevantes para as escolhas que se avizinham. “UNIDAY”, assim se intitulou a actividade que em tom coloquial e em contexto de proximidade proporcionou esclarecimentos e respostas a dúvidas colocadas pelos finalistas dos vários cursos do ensino secundário. A iniciativa procurou ser o mais abrangente possível, percorrendo as formações do ensino superior associadas a engenharias, saúde, economia e gestão, educação e psicologia, comunicação e marketing, arquitectura e design, desporto e fisioterapia, direito, entre outras.

Alexandre Justo, ex-aluno da Escola Secundária de Arouca e actual presidente da A3, comentou o dia dedicado aos alunos e à universidade: «É um projecto que a associação tem concretizado ao longo dos anos, mas mudamos este ano os moldes em que foi realizado por forma a responder de forma mais específica aos interesses e dúvidas dos alunos, no sentido de os ajudar sobre o seu percurso académico. A associação A3 existe precisamente para gerar valor na comunidade e retribuir com aquela ajuda que outrora também já precisamos. Nesta nova edição do “UNIDAY” transmitimos a nossa mensagem e vi os alunos interessados nestas temáticas do ensino superior», frisou o dirigente estudantil. MMS/RV
