Arouca renova selo de “Autarquia + Familiarmente Responsável”

O Município de Arouca voltou a ser distinguido como “Autarquia + Familiarmente Responsável” pelas suas políticas de apoio às famílias, tendo recebido, pelo terceiro ano consecutivo, a Bandeira Verde do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis. A cerimónia de entrega da bandeira decorreu hoje, 19 de Novembro, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal, Cláudia Oliveira.

Uma Autarquia + Familiarmente Responsável é aquela que implementa medidas facilitadoras da vida familiar, em particular para as famílias com três ou mais filhos por serem as que mais colaboram nas políticas sociais para o envelhecimento ativo e saudável e combatem a desertificação, sendo fonte de riqueza, através da criação de emprego, do aumento do espírito de iniciativa e da estabilidade social.

Para a atribuição desta distinção, o Observatório avaliou vários critérios, nomeadamente o apoio às famílias com necessidades especiais, a educação, a habitação, os transportes, a saúde ou a cultura e o desporto.

No caso de Arouca, contribuíram para a atribuição deste galardão a existência de um tarifário social e familiar da água, saneamento e resíduos, a disponibilização de transportes escolares, a manutenção da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) na taxa mínima, a atribuição de bolsas de estudo aos alunos do Ensino Superior, a implementação da Estratégia Local de Habitação e da Estratégia Municipal de Saúde, os projectos Saúde em Movimento, Voz Amiga, Idade Maior, Diabetes em Movimento, Equilibra-te – promoção e prevenção na área da saúde mental, o serviço de tele-assistência, o programa ABEM, o balcão da inclusão, e o Gabinete de Apoio ao Emigrante, entre outras iniciativas.

“É sempre com enorme satisfação vermos o nosso trabalho reconhecido ao mais alto nível. Trabalhamos todos os dias empenhadamente na construção de um concelho onde é bom viver e com a implementação de projectos e dinâmicas que permitam reter e atrair novos munícipes, pelo que esta distinção prova que estamos no caminho certo e dá um alento renovado para continuarmos a concretizar esta missão”, afirma a presidente da Câmara Municipal, Margarida Belém.

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas. Tem como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar. Em 2025 foram distinguidos 115 municípios. GCCMA

Outros Artigos de Interesse

Comunicados

ASSEMBLEIA GERAL CONVOCATÓRIA

CENTRO SOCIAL SANTA CRISTINA DE MANSORES
Comunicados Política

Presidente da Câmara Municipal assume uma vice-presidência do Conselho Metropolitano do Porto

Tem a função de definir as prioridades estratégicas da região e coordenar projectos intermunicipais
Comunicados Política

PSD Arouca apresenta duas propostas para apreciação na reunião de Câmara

Refeições escolares locais e reuniões do executivo com transmissão 'online'