Arouca espera 300 mil visitantes na Feira das Colheitas 2026

A “Voz de Mulher” de Arouca marca a edição deste ano da Feira das Colheitas, que se iniciou hoje e que decorrerá até ao final de domingo, na vila capital do concelho, com a expectativa de que irá atrair cerca de 300 mil visitantes.

Na abertura formal, e em Ano Internacional da Mulher Agricultora, a presidente da Câmara, Margarida Belém, destacou as Cantadeiras que «elevam bem alto o canto polifónico» do concelho – que almeja ser património imaterial da humanidade – e vincou o papel feminino consagrado na História arouquense: no Mosteiro, na Rainha Santa Mafalda e suas Monjas, que tiveram papel relevante «na construção deste território».

O grande evento da identidade arouquense apresenta a cultura e as tradições, convidando a ouvir as histórias e a provar a gastronomia e os produtos mais típicos deste território. Locais e visitantes têm ao dispor feiras, exposições, folclore e etnografia, e não faltam os concursos agrícolas, um desfile etnográfico, os concertos com nomes sonantes do panorama musical português e as actividades para crianças.

A autarca deu a partida para este «tempo de colheita» e de «celebrar a terra» arouquense e a sua «memória», num «encontro da comunidade consigo própria». 

Sublinhou que, à organização tutelada pela Câmara Municipal, se juntou o labor intenso da sociedade civil, que, «em muitos meses de trabalho» construiu «uma festa» tanto mais de Arouca quanto os arouquenses, seguros das suas raízes e da sua identidade, saberão bem acolher quem visitar a vila.

Álvaro Santos, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte, reconheceu na Feira das Colheitas «uma das maiores celebrações» identitárias realizadas em terras nortenhas.

Indo à história do evento, considerou que deu provas da sua «capacidade de evoluir», mantendo o que é mais característico do território que representa, nomeadamente a ligação à terra, às suas tradições e à cultura que delas emanou.

O representante do estado central acentuou que a permanente luta por «coesão territorial» implica a criação de «condições» para uma proposta de qualidade de vida que mantenha e fixe populações. Disse que «a preservação de uma paisagem agrícola, de uma raça autóctone e de uma técnica de cultivo» são caminhos para «uma economia sustentável», com nota de que o concelho de Arouca tem sido «um exemplo» neste domínio. 

Em conversa com a imprensa, o presidente da Cooperativa Agrícola de Arouca, Joaquim Reis, referenciou um “campo” arouquense que, se tem vindo a perder agricultores a tempo inteiro, em especial na zona serrana e no sector pecuário, tem ganho agricultores a tempo parcial, que trabalham os seus «quintais» de onde tiram frutos e legumes que – em tempos de carestia – ajudam a manter equilibrada as bolsas familiares.

Realçou que a alta no preço de combustíveis, de fertilizantes e de outras matérias-primas tem prejudicado o sector, enfatizou que, na floresta, os tempos também não correm de feição ao produtor.

 «Quem ganha são os madeireiros», testemunhou. AOS/DA 

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

Dia do Diploma no AE Arouca celebrou o sucesso dos alunos

O Agrupamento de Escolas de Arouca realizou o seu tradicional Dia do Diploma, uma cerimónia que homenageou 144 alunos que concluíram o 12.º ano
Sociedade

«Os 25 anos do Agrupamento constituem um marco de enorme significado»

Vitor Venceslau, director do Agrupamento de Escolas de Escariz
Sociedade

“Jovens ao Leme” no Agrupamento de Escolas de Escariz desenvolvem trabalho cooperativo

Proporcionar aos alunos experiências enriquecedoras