Arouca celebrou o Dia dos Avós com um convívio intergeracional no parque municipal

Arouca celebrou o Dia dos Avós. Entre outras iniciativas, a sede do município acolheu, no parque central de vila, população senior e avós de todo o concelho, para um programa de actividades desenvolvido, em parceria, pela Câmara Municipal e a Associação Centro Juvenil Salesiano de Arouca. Uma jornada comemorativa que tem como referência o dia 26 de Julho – Dia dos Avós – e se enquadra nos projectos Idade Maior/ Espaço Sénior do Município e nos projectos de inovação e empreendedorismo social DESenvelheSER e Ser+Activo concretizados em parceria com aquela associação arouquense. O programa contemplou um momento musical com as cantadeiras de Regoufe, uma mega-aula intergeracional de actividade física e a apresentação da peça de teatro “A Procissão” pelo Clube Sénior de Canelas. Houve ainda um espaço especial aberto à iniciativa dos participantes – “O Palco é Meu” – onde netos homenagearam seus avós [foto], e onde avós e netos tiveram oportunidade de mostrar os seus talentos e habilidades e de os repartir com o público. Um lanche partilhado, seguido de baile, finalizou a data festiva.

«Um dos objectivos da associação é combater o isolamento social»

Mário Henrique Pinto, da coordenação do Centro Juvenil, salientou ao RODA VIVA a missão alargada da associação junto da comunidade arouquense, quer na «intensa promoção de actividades sociais e desportivas para crianças e jovens, mas também para a população sénior, de que são exemplos os projectos DESenvelheSER e Ser+Ativo que trabalhamos nas várias freguesias em parceria com o Município de Arouca. Temos sempre crianças e jovens a participar com os seus avós, mesmo no nosso campo de férias temos promovido atividades intergeracionais. Temo-nos associado à comemoração do Dia dos Avós, pois está também nos objectivos da associação promover o convívio social entre pessoas das diferentes freguesias e combater o isolamento», explicou o representante da colectividade salesiana de Arouca.

«A nossa comunidade só é rica se soubermos cuidar do bem-estar e da qualidade de vida dos mais velhos»

Em nome do Município, a presidente da Câmara Municipal, Margarida Belém, realçou como uma das prioridades da intervenção social a atenção prestada à população sénior e a valorização dos laços intergeracionais que unem avós e netos.

«Celebramos o Dia dos Avós com a comunidade. Nós temos privilegiado muito todos os arouquenses, mas em particular aqueles que já muito deram à sociedade. Todos os nossos diferentes programas de envelhecimento activo, de saúde e bem-estar têm por objetivo garantir a qualidade de vida de todos, principalmente daqueles que vivem nas aldeias e que aderem às nossas iniciativas. Não estamos a falar só de avós, estamos também a falar de netos, valorizamos esta intergeracionalidade», disse a autarca ao Roda Viva, reafirmando ainda o prosseguimento de uma política em prol de uma comunidade inclusiva.

«Nestas actividades estão os clubes seniores que temos em todas as freguesias. Não deixamos ninguém para trás, a nossa comunidade só é rica se soubermos cuidar do bem-estar e da qualidade de vida dos mais velhos, que já deram tudo, trabalharam imenso e estão cheios de sabedoria. É bom ver aqui as pessoas, de todo o concelho, a sorrir, a conviver e a representar. Promovemos uma comunidade inclusiva, que valoriza as pessoas idosas. Trabalhamos para garantir que estas pessoas estejam felizes, porque se estiverem felizes, nós também estamos muito satisfeitos», referiu Margarida Belém. MMS/RV (texto e fotos)

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

AE Arouca recebe parceiros da Grécia, Itália e Noruega

Dinâmica internacional do Programa Erasmus Escolar
Sociedade

Ministério da Cultura investe em obras de renovação da Capela-Mor do Mosteiro de Arouca

Empreitada acima de meio milhão de euros
Sociedade

Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Arouca condenado por corrupção

Victor Brandão e a instituição social com pena de prisão suspensa e multa