Apresentado em Dezembro o último espectáculo comunitário do projecto “Dar + Vida à Aldeia”

“Outono Poente: Colher, Desfolhar, Celebrar” vai estrear a 1 de Dezembro, pelas 15h00, no Salão Paroquial de Mansores. Este é o último espectáculo de teatro comunitário desenvolvido no âmbito do projecto municipal “Dar + Vida à Aldeia” e conta com a participação das comunidades de Chave, Escariz, Fermedo, Mansores e S. Miguel do Mato. O espectáculo celebra o milho e a castanha, as desfolhadas e os magustos, a brincadeira e o riso, sem perder de vista o mais importante: a vida em comunidade. A entrada é livre.

“Outono Poente: Colher, Desfolhar, Celebrar” será apresentado nas cinco freguesias envolvidas, conforme calendarização abaixo:

  • 1 de Dezembro // 15h00 // Salão Paroquial de Mansores
  • 7 de Dezembro // 15h00 // Largo da Feira de Cabeçais (Fermedo)
  • 8 de Dezembro // 15h00 // Salão Paroquial de Chave
  • 13 de Dezembro // 21h00 // Sede do Centro Desportivo e Recreativo de S. Pedro de Nabais (Escariz)
  • 14 de Dezembro // 15h00 // Salão da sede da Junta de Freguesia de S. Miguel do Mato

Com o projecto “Dar + Vida à Aldeia”, o Município de Arouca pretendeu promover uma programação itinerante numa lógica de cultura para todos, democratizar a arte do teatro e envolver os arouquenses na preparação de objectos artísticos, tanto na recolha de informação como na operacionalização dos espectáculos. O investimento municipal foi de 43 200€ e a dinamização esteve a cargo do NEFUP – Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto, que compilou e tratou a informação recolhida junto das comunidades e depois criou e encenou os espectáculos.

“Pela Freita, Arada e Montemuro – Vidas que brotam das montanhas” e “Pelas margens do Arda – Estórias e Memórias” foram os dois primeiros espectáculos comunitários criados. O primeiro envolveu pessoas das freguesias de Alvarenga, Cabreiros e Albergaria da Serra, Canelas e Espiunca, Covelo de Paivó e Janarde e Moldes, tendo sido apresentado no Verão de 2024. O segundo contou com a participação de pessoas da União de Freguesias de Arouca e Burgo, Santa Eulália, Urrô, Tropeço, Várzea e Rossas, e foi apresentado em Fevereiro e Março de 2025.

A acção “Dar + Vida à Aldeia” insere-se na oportunidade de financiamento “Planos de Acção das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto”, na operação “Arte e Cultura na Eira”, através do Plano de Recuperação e Resiliência (www.recuperarportugal.gov.pt). A par do teatro, integra também uma vertente cinema, com a realização de sessões de cinema em todas as freguesias do concelho. GCCMA

Outros Artigos de Interesse

Comunicados

EDITAL

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE AROUCA
Comunicados

Arouca renova selo de “Autarquia + Familiarmente Responsável”

«Implementa medidas facilitadoras da vida familiar, em particular para as famílias com três ou mais filhos»
Comunicados

ASSEMBLEIA GERAL CONVOCATÓRIA

CENTRO SOCIAL SANTA CRISTINA DE MANSORES