Apresentação do Iter Hominis “Na Rota do Homem no Arouca Geopark”

A Biblioteca D. Domingos de Pinho Brandão acolheu a apresentação do projecto Iter Hominis “Na Rota do Homem no Arouca Geopark“, no passado dia 2 de Novembro.

Perante uma plateia curiosa e interessada, Margarida Belém, presidente da Direcção da AGA – Associação Geoparque Arouca, Daniela Rocha, coordenadora executiva da AGA, Sobrinho Simões, professor catedrático de anatomia patológica e André Vilar, gestor de património da AGA, apresentaram o Iter Hominis e destacaram a sua importância para a preservação e valorização do património cultural e da história da ocupação humana no território. No final das apresentações, Afonso Veiga conduziu uma visita aos espaços do Mosteiro de Arouca e à Capela da Misericórdia, ambos classificados como sítios Iter Hominis.

“Na Rota do Homem no Arouca Geopark” é um projecto que oferece uma abordagem abrangente sobre a história da Humanidade, desde a pré-história até à contemporaneidade, no nosso território, e destina-se a diferentes públicos. Composto por várias ferramentas, o projecto inclui dois documentários – um disponível no Mosteiro de Arouca, que apresenta uma visão abrangente sobre as diversas fases de ocupação humana ao longo dos séculos, e outro na Casa das Pedras Parideiras, dedicado ao público infantil, com uma linguagem acessível para despertar o interesse das gerações mais novas pela história e cultura local. A Casa das Pedras Parideiras conta, também, com um móvel interactivo.

O projecto inclui, ainda, um guia turístico-cultural, que permite aos visitantes explorar livremente o Arouca Geopark e conhecer o essencial sobre 32 sítios de património cultural e estão a ser instalados painéis informativos nos sítios Iter Hominis.

Daniela Rocha afirmou que «através deste projecto, o Arouca Geopark preserva o seu legado histórico, sensibiliza as futuras gerações a valorizar e proteger a riqueza cultural da região e enriquece a experiência de visitação ao território».

O Iter Hominis é da responsabilidade da AGA e é cofinanciado pelo Turismo de Portugal e pelo Município de Arouca, no âmbito da candidatura “Arouca Geopark 4.0 – Smart Geotourism Destination” ao Programa Valorizar – linha de apoio à valorização turística do interior. VM/AGA

Outros Artigos de Interesse

Divulgação Política

Jantar de Natal do PCP Arouca

Convívio entre militantes com o Orçamento de Estado para 2025 em análise
Comunicados

AECA celebrou 33 anos

«Uma comunidade de 245 associados empresariais activos, conseguimos criar um ambiente de cooperação»
Divulgação

ADRIMAG lança primeiro livro infantil das Montanhas Mágicas

Será distribuído por todas as crianças a frequentar o 4º ano do 1º ciclo, dos sete municípios integrantes do território