Animação sanjoanina em Cabeçais

No passado dia 22 de Junho corrente, na Praça Dr. Albano de Castro, teve lugar em Cabeçais (Fermedo) uma celebração da festa de São João, ao gosto de todas as festas sanjoaninas, com enfeites e balões e muita luz pela noite, com acepipes, petiscos, porco assado e muita bebida fresca.

A Praça foi apetrechada com mesas e cadeiras com fartura para a comodidade dos visitantes. Havia ainda para as crianças grandes e bons insufláveis que lhes permitiram a elas, às crianças, esplêndidos momentos de brincadeira, durante todo o tempo que durou a festa.

Tem toda a lógica a celebração da festa de S. João na antiga vila de Cabeçais, na medida em que, na Capela de Nossa Senhora da Saúde, existe uma bela imagem do Santo oferecida ao templo por Carlos Francisco da Silva (falecido), que era irmão da Senhora Micas do Rapio e de Norberto Francisco da Silva (da Casa Nova), também falecido, que durante a sua vida activa foi sócio-gerente da Auto-Viação Feirense, de Lourosa. Carlos Francisco da Silva, que foi fazendeiro da produção de café, em Angola, também ofereceu à Capela de Nossa Senhora da Saúde uma imagem de S. Francisco de Assis. As duas imagens, de bom tamanho, ocupam lugares de honra, na capela, ao lado do altar da Nossa Senhora da Saúde.

A festa na Praça contou ainda com tocadores de concertina de Fajões e um cantador amador de Cucujães, que desenvolveram um espectáculo, pela noite, muito do agrado dos foliões.

Pelas 22h00, as pessoas começaram a dispersar e a Praça da antiga vila voltou a assumir o seu silêncio total e habitual. Mafalda Fernandes

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

Para um amigo

Padre José Pedro Novais publica homilia que proferiu nas exéquias de Toni Coelho
Sociedade

Cláudia Motta, do Centro Europe Direct, abordou os 40 anos de Portugal europeu na ESA

Projecto visa consciencializar os jovens para os valores de cidadania europeia
Sociedade

Biblioteca Municipal de Arouca continua a funcionar provisoriamente no Mosteiro

Obras duram há catorze meses