Alunos da Escola Secundária de Arouca, das turmas B/B1 do 10º ano de escolaridade, estiveram envolvidos no projecto Ciência Cidadã: “Plastic Pirates – Go Europe”. Este projecto internacional pretende fortalecer a cooperação científica na Europa, promover o envolvimento dos cidadãos na Ciência, a participação da sociedade no Espaço Europeu de Investigação e sensibilizar para uma abordagem consciente e responsável ao meio ambiente. Nesta iniciativa europeia, grupos de jovens recolhem amostras de plástico em rios e ribeiros e documentam os seus resultados. Os dados recolhidos são, posteriormente, analisados por cientistas. Desta forma, os jovens cidadãos europeus prestam um importante contributo na investigação sobre o estado dos rios na Europa, o seu nível de poluição, bem como as suas possíveis origens.

Da saída de campo aos laboratórios
Partindo de um desafio local – “O que reflecte a água da ribeira de Gondim?” – os estudantes assumiram o papel de investigadores e de vigilantes do ambiente e procederam à recolha de resíduos no interior e nas margens deste curso de água em dois momentos distintos do ano, outono e primavera, a fim de avaliar o nível de poluição, tais como a presença de microplásticos e outros resíduos poluidores, em diferentes épocas do ano. Para o estudo realizado em equipa, foram constituídos grupos aos quais se atribuíram tarefas específicas, organizadas segundo rigorosa metodologia científica, que passaram pela identificação e recolha dos resíduos por amostragem, categorização e documentação dos resultados. As tarefas de triagem e tratamento de dados tiveram lugar nos laboratórios da ESA, tendo o trabalho laboratorial permitido confirmar a diminuição de resíduos entre Novembro e Maio. No Outono foram recolhidos 198 resíduos e na Primavera 140, verificando-se uma redução de 30%. Apesar desta diferença, o total do lixo recolhido em cada uma das épocas corresponde sensivelmente ao mesmo peso (cerca de 3kg). Do total de resíduos poluidores, 172 itens correspondem a plásticos, 26 a vidro, 23 a metal e 117 a outros resíduos (fragmentos de tijolo e outras cerâmicas, beatas de cigarro, têxteis, couro, entre outros).

Mão humana na destruição dos ecossistemas
Os dados da investigação realizada tornam evidente que este curso de água se encontra bastante poluído, o que pode espelhar a situação dos restantes rios e ribeiros da região. Além disso, o estudo permite inferir que esta situação é fruto apenas das acções irresponsáveis e nada cívicas dos seres humanos. Com frequência, assistimos à divulgação de imagens chocantes sobre o estado dos mares e oceanos, devido à intensa poluição provocada por resíduos de plástico. A origem desses resíduos e o local de entrada nas linhas de água que se vão conectando por toda a Europa (e noutros continentes), desaguando no mar, pode estar bem perto de nós.
Um foco de questões
As preocupações sentidas pelos estudantes perante os resultados apurados no estudo sobre o ribeiro local suscitam várias questões. Estarão as autoridades locais a desenvolver acções que visem a sensibilização da população para o problema? Estará a população a abraçar essa sensibilização? O que cada um de nós, e em família, pode fazer para evitar produzir resíduos no dia-a-dia? Na hora das compras, optamos pela opção mais sustentável? Nos momentos de lazer, em caminhadas, evitamos a produção de lixo?
Respeitar o meio e a comunidade
O projecto interdisciplinar, inscrito no domínio de autonomia curricular, foi ainda uma oportunidade para os alunos reflectirem sobre os comportamentos cívicos a adoptar para amenizar estes níveis de poluição, como a consciencialização das populações, a colocação de recipientes ecopontos pelos locais de passagem, a substituição das embalagens de plástico por outros materiais biodegradáveis, como o papel, nos processos de embalagem, e uma redução do consumo por todos nós. Conclui-se que, por muitas medidas que se tomem ou por muitos alertas que se façam, pouco mudará se continuar a faltar às pessoas empatia e sentido de pertença à comunidade e ao meio envolvente. A equipa do projecto/RV