Alunos do 12º ano dos AE de Arouca e de Escariz experimentaram o rafting no rio Paiva

A 5ª edição do ‘Arouca Rafting Summit’, no Geopark Mundial da UNESCO, entrou na recta final. Depois de uma semana que incluiu várias iniciativas, decorrem desde manhã e até ao fim da tarde deste domingo duas provas altamente competitivas nas águas bravas do rio Paiva, ambas organizadas pela Federação Portuguesa de Canoagem: a Taça de Portugal de Rafting e uma prova de Kayak Cross, modalidade olímpica da canoagem slalom, que estreou nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, e que tem em Arouca estreia absoluta em território nacional. O Arouca Rafting Summit foi ainda ponto de encontro para vários workshops destinados a quatro dezenas de participantes, operadores turísticos, guias de rafting, praticantes de modalidades de águas bravas e bombeiros.

Reforçar a ligação ao património natural do concelho

Promovido pelo Município em articulação com outros parceiros locais e nacionais associados às modalidades de canoagem, o Arouca Rafting Summit integrou ainda um plano complementar de actividades de formação, das quais constou uma experiência inédita proporcionada a 120 alunos do 12.º ano dos agrupamentos de escolas de Arouca e de Escariz, ao fazerem uma descida de rafting entre Espiunca e o KM10. A actividade dirigida aos estudantes pretendeu «reforçar a ligação da comunidade mais jovem ao património natural do concelho», refere a organização, e contou com a parceria do Centro de Formação Desportiva do Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas de Arouca, um projecto que visa promover ambientes inovadores de aprendizagem e integra o Plano Curricular desta escola desde o ano lectivo 2022/2023. MMS/RV (fotos: Avelino Vieira)

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

Miguel Brandão novo presidente da Academia de Música de Arouca: «Temos mais de 250 alunos e queremos manter o elevado padrão de ensino»

Instituição homenageou Ramiro Fernandes e Edgar Soares no concerto que encerrou o ano escolar
Sociedade

Maria de Lurdes Fernandes demite-se da liderança da Real Irmandade

Maria Adelaide Peres é a nova juíza da instituição arouquense que celebra o 140º aniversário
Sociedade

Alunos de Arouca integraram o “Europeu de Robótica” realizado em Viena

A participação na Áustria colocou os estudantes da ESA em confronto directo com as melhores equipas de vários países europeus