Alunos assinalam o Dia Nacional da Água com a Águas do Norte

Para assinalar o Dia Nacional da Água, que se comemorou no passado dia 1 de Outubro, a Águas do Norte promoveu uma Oficina Experimental de Educação Ambiental Online dirigida aos 66 Municípios do Norte de Portugal aos quais presta os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, que reuniu cerca de 17 mil alunos dos ensinos pré-escolar e 1.º ciclo


Para assinalar o Dia Nacional da Água, que celebra o facto de o abastecimento de água e o saneamento básico se constituírem como direitos fundamentais de toda a população, contribuindo de forma decisiva para a erradicação da pobreza e para o desenvolvimento económico e social, e que a privação destes serviços constitui uma ameaça à saúde, a Águas do Norte, no âmbito do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, e da parceria do sistema de águas da região do Noroeste, em “baixa”, levou a toda a sua comunidade escolar uma Oficina Experimental de Educação Ambiental online.

A programação desta acção online teve como destinatários os 66 Municípios em que a Águas do Norte está presente através da prestação dos serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, e teve como particular enfoque a respectiva comunidade escolar, tendo reunido cerca de 17 mil alunos, de 700 Escolas, dos ensinos pré-escolar e 1.º ciclo, oriundos de 61 Municípios representados.

Esta Oficina Experimental de Ciência teve como objectivo educar e sensibilizar para o valor da água e para a importância da gestão sustentável do ciclo urbano da água para saúde pública e a protecção do ambiente, tendo por base a campanha “Não Deite Tudo Por Água Abaixo!”, inspirada na peça de teatro com o mesmo nome que é uma viagem cheia de aventuras, ciência e muitas gargalhadas, onde a curiosa Maria Francisca embarca numa descoberta surpreendente pelo fascinante mundo das Fábricas de Água! Uma oficina que se revelou cheia de animação e muito divertida para inspirar para o Valor da Água.

Outros Artigos de Interesse

Comunicados Política

Orçamento 2026: PSD vota contra no Executivo e na Assembleia Municipal

«Aquém das reais necessidades do concelho e não traduz uma visão clara e ambiciosa para o futuro de Arouca»
Comunicados

Aprovado Orçamento Municipal para 2026 com IMI na taxa mínima

«O Orçamento para 2026 reflecte uma governação responsável, com prioridades claras»
Comunicados

EDITAL

SESSÃO ORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE AROUCA