Erasmus+: AEE interage com alunos e professores da Chéquia e Polónia

O Agrupamento de Escolas de Escariz (AEE) tem um projecto de acreditação Erasmus+ há dois anos, que terminará em 2027, e este ano já acolheu grupos de alunos e professores provenientes de diferentes países europeus. «Tem sido uma experiência extraordinária que tem permitido partilhar experiências e conhecimentos, fazer amigos e melhorar com competências no domínio das línguas estrangeiras, principalmente o inglês», refere um dos docentes envolvidos.  

Entre os dias 3 e 7 de Fevereiro, a escola acolheu um grupo de seis alunos e dois professores da cidade de Liberec, na Chéquia. Os alunos ficaram na em famílias de acolhimento, onde conviveram com as famílias e partilharam as suas rotinas quotidianas. As professoras ficaram alojadas no Hotel S. Pedro, na vila de Arouca.

Comitiva checa em Escariz

Ao longo dessa semana, os alunos checos assistiram a aulas e realizaram diversas actividades outdoor, em contacto com natureza, onde puderam desenvolver o projecto eTwinnig “Green Steps” em articulação com o Agrupamento. Os alunos e as suas professoras tiveram uma aula de surf, fizeram rafting no rio Paiva, passearam no Douro, participaram numa das edições do Ascário Tv, participaram numa iniciativa de Plogging e colaboraram na criação/edição de um vídeo sobre sustentabilidade, em stop motion

Entre os  dias 31 de Março e 4 de Abril, foi a vez deste grupo receber os alunos da Escola de Escariz, que ficaram em famílias de acolhimento em Liberec, que tudo fizeram para que se sentissem bem e integrados. 

Na Chéquia, as actividades envolveram o contacto com a natureza, a cultura e o património, tendo em conta o projecto eTwinning. Ao longo da semana realizaram diversas caminhadas ao longo das montanhas e das florestas, subiram até Ještěd, visitaram castelos, como o de Frýdlant e percorreram cidades encantadoras, com uma organização e arquitetura diferentes. A monumental cidade de Praga ficará na memória dos alunos para sempre, assim como os amigos que fizeram.


Intercâmbio com a Polónia

Entre os dias 17 e 21 de Março o Agrupamento de escolas de Escariz acolheu duas professoras (fotos abaixo), da Polónia, uma de geografia e outra de Inglês, numa mobilidade Erasmus+ de job shadowing. Esta mobilidade tinha como principais objectivos «a observação das práticas pedagógicas e didácticas, conhecer o funcionamento da nossa escola e as suas principais valências e preparar possíveis mobilidades de alunos, no futuro». Deste modo, observaram aulas de Inglês, Geografia, conversaram com a equipa EMAEI, conhecerem as salas de artes, biologia e físico-química e conversaram com estes professores. Para além disto partilharam o quotidiano da escola, as suas dificuldades, as suas rotinas, os seus sucessos e conviveram com os todos os intervenientes na escola, onde perceberam o ambiente familiar que se vive na escola. Para além disto, ainda foi possível visitar algumas das principais atrações do Arouca Geopark, a Serra da Freita e a Ponte 516 Arouca. 

No final, reuniram com a equipa Erasmus+ para preparar mobilidades para o próximo ano lectivo, nomeadamente, quais os melhores temas e objectivos a desenvolver nas possíveis mobilidades no futuro, que envolvam alunos. EP

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

Grandiosos festejos em Fermedo

Esta animação é o substrato de solidariedade e o desanuviamento do moral das pessoas
Sociedade

Câmara de Arouca prepara contratação de mais três funcionários

Dois nadadores-salvadores e um licenciado em arquitectura
Sociedade

AE Arouca presente nas comemorações dos “40 anos de Portugal Europeu”, em Lisboa

Evento assinala os 40 anos do Tratado de Adesão de Portugal à CEE