AE de Arouca celebra Dia da Europa junto da comunidade

Centenas de alunos do Agrupamento de Escolas de Arouca, do pré-escolar ao secundário, juntaram-se à comunidade no centro histórico da vila para celebrar o Dia da Europa 2025. A iniciativa, integrada na “Semana da Europa”, mais uma vez partiu do projecto Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu (EPAS) que esta escola arouquense vem desenvolvendo desde 2016. Ao som do Hino da União Europeia, interpretado por Alunos da Academia de Música de Arouca, foram hasteadas, uma a uma, pelos alunos embaixadores, as bandeiras dos 27 estados-membros e cantados os parabéns à Europa – dia 9 de Maio evocativo do 75.º Aniversário da Declaração Schuman, proposta histórica que lançou as bases da União Europeia.

UMA MANTA GIGANTE EM PROL DOS VALORES EUROPEUS

Da celebração trazida da escola para o seio da comunidade arouquense, no parque municipal, constou ainda a apresentação pública da “Manta EPAS”, uma gigante instalação artística (5mx3,2m) inspirada no lema “Unidos na Diversidade, Somos Todos Europeus”, constituída pela junção de 420 quadrados de ganga. Um criativo trabalho colectivo genuinamente mensageiro dos valores europeus para o qual contribuiu a mobilização da comunidade escolar anfitriã, mais 56 escolas EPAS de várias regiões do país e os projectos Idade Maior e Espaço Senior do Município de Arouca.

CAFÉ EUROPA DEU VOZ AOS ALUNOS

O arranque das comemorações, que decorrem até ao próximo dia 13 de Maio, deu-se na quinta-feira, com a inauguração da Manta EPAS na entrada da Escola Secundária e a realização de uma tertúlia de alto teor pedagógico – Café Europa: Somos Todos Europeus, os Valores que Nos Unem” – uma iniciativa dirigida aos alunos e professores envolvidos no projecto europeu (embaixadores jovens e embaixadores seniores) e que, além da directora e da coordenadora do projecto EEPE no AE Arouca, professoras Amélia Rodrigues e Olga Soares, respectivamente, teve a participação especial de Isabel Baltazar, Coordenadora Nacional do Programa EPAS e de Cláudia Motta, Coordenadora do Centro Europe Direct da Área Metropolitana do Porto.

«A ALMA DA EUROPA SÃO AS PESSOAS»

«Todas as escolas são diferentes, mas cada uma com os seus projectos contribui para a construção permanente deste projecto europeu. Jovens, não tenham medo do amanhã! O grande objectivo da União Europeia é continuar a construir a paz. Num mundo onde nada está garantido, temos todos os dias de continuar a regar os valores europeus, os valores da paz, da democracia, da tolerância e da cidadania. Não é por Portugal ser um país geograficamente pequeno que não tem a sua grandeza. Portugal tem raízes históricas de abertura permanente ao mundo, foi o primeiro país a abolir a pena de morte, Portugal é um reservatório de direitos humanos. Portugal é uma grande comunidade e a sua voz faz-se sentir na União Europeia. A alma da Europa são as pessoas, são elas que contam neste caminho», frisou Isabel Baltasar, grande entusiasta do projecto EPAS e das iniciativas dinamizadas pelas escolas, e também coordenadora do recente “Dicionário dos Valores e da Cidadania Europeia”, uma obra que «nasceu do anseio de envolver os cidadãos no projeto europeu, fomentando a sua participação ativa e a reflexão sobre a importância desses valores na sociedade.»

A EUROPA NUM ROTEIRO DE MONTRAS

Da Semana da Europa e da celebração da União Europeia consta ainda um roteiro de montras – “A Europa é Aqui!” – alusivas aos 27 estados-membros, um elo de ligação e de promoção dos valores europeus na comunidade arouquense graças à colaboração de uma rede de estabelecimentos comerciais do centro da vila, cujo itinerário e conteúdo pode ser consultado na página web do agrupamento escolar. 

Isabel Baltasar e Cláudia Motta

DECLARAÇÕES

Isabel Baltasar (Coordenadora Nacional do Programa EPAS):

«A ALMA QUE QUEREMOS PARA A EUROPA ESTÁ AQUI, NA UNIÃO ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE»

«Não há melhor projecto para sensibilizar os jovens do que este Programa Escolas Embaixadoras promovido nos 27 países da União Europeia. É um programa que envolve os jovens porque este conhecimento e estas actividades sobre a Europa passam para o seu coração. Os alunos, com o seu envolvimento, claro que com a orientação dos seus dedicados professores, é que fazem o programa. Por isso é que o A imagem que eu levo de Arouca é a consistência da ideia que eu já tinha de que Arouca é uma terra com alma. A alma que nós queremos para a Europa está aqui e desta vez com uma novidade, que é a mega-manta de Arouca, que por um lado é a união de todas as escolas em valores comuns representados pelos mais de 400 quadrados dinamizados por Arouca a todo o país, incluindo as ilhas Açores e Madeira. Eu levo esta ideia de que Arouca consegue unir as pessoas, consegue fazer grandes coisas porque tem uma originalidade que eu acho que é a vossa alma. Parabéns Arouca!»

«Também tenho reparado que de facto não é apenas a escola, é Arouca no seu todo, é uma escola ligada à comunidade e isso não é comum. Muitas vezes nós vivemos com muros, a escola está dum lado, a população está do outro, e não sabemos o que se passa. Em outro ano tive a oportunidade de ver as montras europeizadas, reparei que aqui não falamos da escola de Arouca, aqui falamos da comunidade de Arouca e isso é o que mais me impressiona e faz sempre vontade de voltar. Obrigada por me acolherem em Arouca.»


Cláudia Oliveira (Vereadora do Desenvolvimento Educativo e da Juventude):

«UMA OPTIMA INICIATIVA, É IMPERIOSO QUE SE COMECE PELOS MAIS NOVOS»

«Em tempos turbulentos é imperioso que os jovens sintam que só com a união de todos nós conseguimos uma sociedade forte, resiliente e respeitadora das diferenças, para um futuro, com paz. É de louvar esta organização do AE Arouca, que envolve muitos parceiros e promove a união de todos.  É uma óptima iniciativa que devemos continuar a repetir e a promover junto das crianças e jovens os valores europeus, esta valorização da diferença, sendo que é a diferença que nos torna a todos mais fortes. É imperioso que se comece pelos jovens.»


Amélia Rodrigues (Directora do AE Arouca):

«TEMOS DE ESTABELECER PONTES ENTRE TODOS»

«Este projecto está a ser um sucesso, é talvez o ano em que temos mais adesão de todas as turmas e de todos os ciclos, nesta actividade e na celebração do 75º aniversário do projecto europeu. Devemos incutir desde cedo nas crianças e jovens os valores da Europa e da paz. Temos uma guerra na Europa, o mundo está a mudar, o paradigma já é outro, é necessário promover a solidariedade e a tolerância. Temos cada vez mais alunos migrantes nas nossas escolas e temos que estabelecer pontes entre todos, sermos unidos e vivermos todos em paz. A eleição do novo Papa vincou essa mensagem. Todos temos de trabalhar para a paz na Europa e no mundo. A abertura da escola à comunidade e a formação para a cidadania são dimensões fortes do projecto educativo do nosso agrupamento.»


Olga Soares (Coordenadora do Projecto Escolas Embaixadoras do PE no AE Arouca):

«SÓ É POSSÍVEL ENSINAR CIDADANIA EM ACÇÃO»

«Este é de facto um projecto importante para a comunidade educativa. Só é possível ensinar cidadania em acção. Por mais que os alunos na sala de aula estudem e leiam, não há nada como viver a cidadania. Eu acredito que nenhum destes jovens nunca mais se esquecerá de que é europeu, que quando era menino esteve aqui a cantar os parabéns à Europa, que é uma coisa invulgar. São estas experiências personalizadas que ficam. Estas são as aprendizagens significativas, a cidadania tem se experienciar. Um trabalho colaborativo como o da Manta EPAS ou este momento do hastear das bandeiras, com e para a comunidade, é absolutamente satisfatório para nós, comovente até.»

«Quero ainda frisar que desde o início do programa, há nove anos, temos a colaboração dos lojistas no Roteiro de Montras. É incrível a disponibilidade, o entusiasmo e o empenho que os lojistas põem nesta actividade. Nós estamos a educar as crianças, os jovens e a comunidade. Este projecto só faz sentido com todos, porque isto interessa a todos. Estamos a viver momentos delicados que exigem cada vez mais da União Europeia. O ideal de paz que presidiu à origem deste projecto e que o fez nascer não se pode perder. Isso só se consegue se nós incutirmos nas crianças e nos jovens a ideia do respeito, da democracia, da liberdade e dos direitos humanos. A equipa Escola Embaixadora agradece a todos os parceiros e colaboradores, da escola e da comunidade, o contributo para a concretização deste projecto.»

EURODEPUTADA LÍDIA PEREIRA NA ESA

O programa de actividades EPAS, promovido pela escola arouquense, completa-se na próxima semana, com a realização de duas palestras na Escola Secundária de Arouca. Uma com a eurodeputada Lídia Pereira (segunda-feira, 10h30), a outra com a participação do AE Arouca, da Câmara Municipal e da ADRIMAG – “O que a UE faz pela minha terra?” (terça-feira, 15h00). MMS/RV (texto e fotos)

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

Grandiosos festejos em Fermedo

Esta animação é o substrato de solidariedade e o desanuviamento do moral das pessoas
Sociedade

Câmara de Arouca prepara contratação de mais três funcionários

Dois nadadores-salvadores e um licenciado em arquitectura
Sociedade

AE Arouca presente nas comemorações dos “40 anos de Portugal Europeu”, em Lisboa

Evento assinala os 40 anos do Tratado de Adesão de Portugal à CEE