Academia de Música de Arouca reconheceu o mérito artístico dos alunos

Foi no contexto do Concerto de Santa Cecília, padroeira dos músicos, que a Academia de Música de Arouca (AMA) procedeu, no dia 22 de Novembro, no grande auditório da Escola Secundária de Arouca, à entrega dos diplomas aos alunos que concluíram o 4º ano do ensino básico, o 9º ano em regime articulado, dos Agrupamentos de Escolas de Arouca e de Escariz, e o 12º ano em regime supletivo e curso livre. Acompanharam a actividade da instituição o representante do Município, vereador António Carlos Duarte, representantes de ambos os Agrupamentos, e a associação Rotary Club de Arouca.

Alunos do Agrupamento de Escolas de Arouca
Alunos do Agrupamento de Escolas de Escariz

«Alunos demonstram brio e elevado nível artístico»

Na sessão conduzida pela professora Joana Silva, a Academia de Música de Arouca agradeceu aos colaboradores e professores a dedicação em prol do melhor serviço educativo e artístico e felicitou os alunos finalistas «pelo seu percurso, pela sua persistência, pela sua organização, pelo seu empenho e brio demonstrados, independentemente de terem seguido, ou não, para o ensino artístico da música aquando da sua passagem pelo ensino secundário. Todos eles serão hoje, certamente, pessoas mais capazes, e o seu percurso na AMA terá, acreditamos nós, contribuído de alguma forma no seu processo formativo.» A instituição relevou ainda os parabéns a todos os finalistas do 12º ano/8º grau. «Todos eles representam um enorme orgulho para a AMA, conseguiram finalizar com sucesso dois cursos em simultâneo – o Curso Secundário nas suas áreas de preferência e ainda o Curso Secundário de Música. Essa mesma capacidade ficou bem vincada nos seus trabalhos finais, Provas de Aptidão Artistica bastante elogiados por professores universitários consagrados na área da Música, e outras prestações de elevado nível artístico», frisou a Academia.

Sara Almeida entre representantes do Rotary

Rotary Club de Arouca gratificou melhor aluno

A cerimónia teve ainda um momento de especial distinção a Sara Almeida, estudante residente na freguesia de Mansores e ex-aluna do Agrupamento de Escolas de Escariz, que concluiu, em 2023, o Ensino Secundário de Música com uma média final de 18 valores. Ao reconhecimento do mérito associou-se o Rotary Club de Arouca, representado por Ângelo Campelo e Luísa Soares, que agraciaram a aluna com um diploma, um livro de honra e uma bolsa (Fundador Mendes D’Almeida) no valor de 500 euros. O concerto que celebrou Santa Cecília e o mérito dos alunos da AMA esteve a cargo da respectiva Orquestra Ligeira e Coro de Câmara, dirigidos pelos professores Paulo Almeida e Elisabete Pereira.

«Estamos muito orgulhosos do vosso percurso. Continuamos a batalhar por mais alunos e por mais finalistas. Um obrigado também aos pais e encarregados de educação pela colaboração e acompanhamento dos seus educandos», concluiu o director pedagógico Sérgio Carvalho. MMS/RV (texto e fotos)

Outros Artigos de Interesse

Cultura

Canto popular polifónico em destaque no 7.º Encontro de Vozes

Teve como finalidade evidenciar a riqueza do “Cancioneiro de Arouca”
Sociedade

“O Livro de Mansores” foi apresentado: «respira-se Mansores ao folhear as suas 730 páginas»

Obra magistral de José António Rocha foi divulgada na freguesia
Sociedade

‘4540 Jovem’ promove acção de reflorestação no Baldio do Viso

É compromisso desta associação acompanhar o crescimento das plantas e fazer a monitorização contínua da área