Academia de Música de Arouca continua a sonhar com a sua própria casa

Em dia de celebração do 34º aniversário, a Academia de Música de Arouca (AMA) promoveu um concerto de alunos laureados e a entrega de diplomas aos que mais se distinguiram no XV Concurso Interno de Instrumentistas. O evento, organizado pela direcção administrativa e pedagógica, decorreu no dia 10 de Outubro, no auditório da AMA, nas instalações da Escola Básica de Arouca, com a presença do corpo docente e dos pais e outros familiares dos alunos. «O grande objectivo do concurso não é promover a concorrência, mas sim os benefícios da preparação dos alunos. É nas vivências dos alunos e no seu crescimento que estamos focados. O concurso é uma experiência de crescimento, são experiências úteis para a vida futura, quer eles venham a ser músicos, ou não», explicou Sérgio Carvalho, presidente da direcção pedagógica da Academia.

DESENVOLVER TALENTOS

Organizado em dez categorias de executantes, o palco destinou-se ao espectáculo de onze instrumentistas premiados com o primeiro lugar, momentos de elevado nível artístico que incluíram a entrega de diplomas a mais de três dezenas de alunos contemplados, quer do Agrupamento de Escolas de Arouca quer do Agrupamento de Escolas de Escariz, instituições parceiras com as quais a AMA desenvolve há anos protocolos para a concretização do ensino articulado. Benedita Vieira (piano), Íris Santos (violoncelo), Joana Pinto (piano), Rodrigo Silva (clarinete), Francisca Vieira (percussão), Rafael Conceição (trombone), Francisco Ferreira (saxofone), Inês Teixeira (guitarra), Salvador Gonçalves (percussão), Miguel Azevedo (trompa) e Afonso Ferreira (piano) proporcionaram o concerto musical da noite festiva que reconheceu o mérito musical de mais de três dezenas de alunos.

265 ALUNOS EM MÚSICA E TEATRO

Fundada em 1991 e certificada há 25 anos pelo Ministério de Educação, a AMA tem como missão desenvolver talentos artísticos de crianças e jovens, com destaque para as competências musicais e as artes da representação. «Esta Academia, fundada em 1991, é um projecto cultural que ajuda a dar vida, ajuda a crescer e a engordar a alma dos nossos alunos, eles saem daqui mais ricos», vincou Edgar Soares, sobre a instituição que tem como ofertas curriculares a formação musical e em teatro e que é, actualmente, frequentada por 265 alunos dos ensinos básico e secundário. «Não temos mais alunos porque, legalmente, não nos permitem», referiu.

CASA PRÓPRIA CONTINUA A SER ASPIRAÇÃO

O dirigente lamentou ainda que o projecto para a construção de um espaço próprio para a Academia não tenha tido ainda luz verde, apesar de o dossiê ter sido entregue há anos na Câmara Municipal. «Estamos hoje a comemorar mais um aniversário e garanto que vou continuar a lutar para que esse projecto seja um dia uma realidade», frisou Edgar Soares, determinado a conquistar o sonho de ver nascer a casa da Academia de Música de Arouca. MMS/RV

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

Comunidade do Polo Escolar de Rossas celebrou o livro de contos “Heróis Saudáveis Contra o Desperdício”

Concurso promovido pela Auchan
Sociedade

Nova loja ‘Meu Super Cavadinha’ chega a Fermedo

Inauguração comercial aconteceu no dia 27 de Novembro, na praça central de Cabeçais
Sociedade

Vozes do canto popular polifónico voltam a encontrar-se em Moldes

As cantadeiras do Conjunto Etnográfico de Moldes abriram o espectáculo, entoando a duas e três vozes, corais polifónicos de cariz sagrado e profano