Na manhã de 23 de Novembro, a ‘4540 Jovem’ assinalou o Dia da Floresta Autóctone com uma acção de reflorestação no Baldio do Viso, na freguesia de Moldes.
Durante a manhã, foram plantadas 100 árvores, entre castanheiros e medronheiros, e foi igualmente realizada uma sementeira de carvalhos e sobreiros, que serão plantados na próxima época.
Nos próximos meses, é compromisso desta jovem associação acompanhar o crescimento das plantas e fazer a monitorização contínua da área.
Esta actividade, denominada “Casa Comum”, está alinhada com a missão ambiental da 4540 Jovem e integra o Plano de Actividades de 2024 da associação. Com estas acções, pretende-se recuperar o coberto florestal, fazer o controlo de espécies invasoras e promover a sementeira e plantação de espécies autóctones.
O presidente da direcção da 4540 Jovem, André Vilar, destacou que «estas actividades pretendem responsabilizar a juventude 4540 pela preservação de uma Casa que é de todos, tornando-a agente de mudança e mobilização na procura de um mundo mais sustentável».
A acção contou com o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude e da Junta de Freguesia de Moldes.