SOCIEDADE
 
Arte multimédia, jazz e hip hop na Rua do Mercado
 
Dança multimedia
Diferente, original e arrojado o evento (e o espaço) de criações multimédia de estudantes arouquenses desta via profissional do ensino secundário
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Abriu nesta quarta-feira e fecha no dia 10 de Fevereiro, a exposição de Arte Multimédia promovida pelo Curso Profissional de Técnico de Multimédia da Escola Secundária de Arouca. Diferente, original e arrojado o evento (e o espaço) de criações multimédia de cerca de seis dezenas de estudantes desta via profissional do ensino secundário estão patentes ao público na Rua do Mercado, junto ao Museu Municipal de Arouca. "Autorretrato", traduzido em sons e imagens digitais, é o título da iniciativa aberta ao público, que conta ainda com um atractivo programa musical nocturno agendado para as noites de sexta-feira e de sábado.

Kilu e DJ João Semedo são atracções da noite

Com o bar Madness no apoio logístico, o jazz e o hip-hop do produtor musical Dellafyah aka Kilu e o DJ João Semedo são atracções exclusivas nas noites de 7 e 8 de Fevereiro (23h00), integrando a agenda cultural do evento artístico multimédia que reúne a colaboração de diversas entidades e que abre diariamente às 10h00.

Um laboratório para crescer

Antes, nas instalações da escola, os convidados institucionais, autárquicos e patrocinadores assistiram às novidades tecnológicas introduzidas no curso, um renovado laboratório-estúdio multimedia "BlackWhite BOX" montado numa das salas TIC do estabelecimento escolar. Um investimento na aprendizagem e na capacidade de experimentação dos alunos que aspiram à melhor formação e às oportunidades de uma saída profissional condizente.

«Queremos ser um polo de descoberta e investigação»

A exposição é comissariada pelo professor Carlos Gonçalves e tem como curadores pedagógico e musical os professores Vitor Correia e Ângelo Almeida, respectivamente.
"A nossa actividade pretende ser um pólo de descoberta e investigação na área dos novos média, mas também de cruzamentos disciplinares como o Português, a Filosofia e outros saberes transversais e interdisciplinares que estamos a construir", começou por referir Carlos Gonçalves, que agradeceu ainda aos alunos, à equipa organizadora e a todos os parceiros envolvidos na realização e no apoio à iniciativa. "Devemos colocar o nosso enfoque na criação de novas empresas, na formação de jovens empreendedores, responsáveis por criar empregos na região que ainda não existem. Por esse motivo, as empresas que têm vindo a trabalhar connosco na construção de uma Arouca com os olhos no futuro, são tão importantes", declarou ao RODA VIVA o comissário da exposição na antevisão do evento que pretende ser um momento marcante no meio social e pedagógico arouquense.

Acabar com os estigmas

"Queremos desmistificar a ideia de que os cursos profissionais só servem para aqueles alunos que não conseguem fazer mais nada. Com esta iniciativa vamos conseguir provar que não é bem assim. Se os alunos forem encaminhados para os percursos correctos conseguem concretizar trabalhos e apresentar obra", evidenciou o docente do curso Vitor Correia.
A acompanhar a jornada que trouxe da escola para a rua as virtudes da formação multimédia esteve a direcção do agrupamento escolar. "É muito gratificante vermos como uma comunidade escolar desenvolve tanto em pouco tempo, com rigor e perspetivas de futuro. Agrada-me muito liderar uma comunidade escolar com esta energia, enalteceu o presidente da Comissão Administrativa Provisória, Agostinho Sequeira Guedes. Em representação da Câmara Municipal, a vereadora da Educação e Cultura, Fernanda Oliveira, apontou à vertente positiva da formação profissional. "Ainda há um estigma sobre os cursos profissionais, como se fossem uma coisa menor. Aqui está a prova que não é assim. Os cursos profissionais são importantes e necessários para o desenvolvimento do país. Estão de parabéns os professores e os alunos", reiterou a autarca. Momentos de dança e música proporcionados pela Escola Ginasiano de Gaia e da Academia de Música de Arouca completaram a cerimónia inaugural. 2020-02-05 Manuel Matos/RV
 
Arouca

Quinta, 02 de Abril de 2020

Actual
Temp: 14º
Vento: ENE a 3 km/h
Precip: 0 mm
Pouco Nublado
Sex
T 16º
V 3 km/h
Sáb
T 16º
V 8 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Vivemos tempos difíceis, que exigem, de todos nós, resiliência e união"

Elisa Pinho, docente do Agrupamento de Escolas de Escariz, em declarações ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 39 visitantes online