A semana de 18 a 22 de Março marcou a estreia do Agrupamento de Escolas de Escariz no domínio do programa Erasmus+, a nível de mobilidade de alunos. Um grupo de cinco estudantes do ensino secundário, acompanhado pelos professores Elisa Pinho e António Bastos, deslocou-se a Itália para um intercâmbio com o Liceo Lombardo Radice, na cidade de Catânia, na Sicília.
Durante uma semana, os alunos assistiram e participaram em várias aulas e actividades, onde puderam interagir com os seus colegas italianos e promover intercâmbios culturais, sob os mais variados domínios. Estes alunos tiveram ainda a oportunidade de explorar as cidades de Catânia e Siracusa, onde visitaram museus, ruínas romanas, vários monumentos e um parque arqueológico. Um dos pontos altos da aventura siciliana foi, sem dúvida, a visita ao Etna, um dos vulcões mais altos do mundo e o mais activo da Europa, que se revelou uma experiência inesquecível.
De regresso, aproveitando a escala de voo em Milão, o grupo conseguiu resistir ao cansaço e encontrou ainda forças para visitar a cidade. A imponente catedral, o castelo Sforzesco, ou as galerias Victor Emanuel, foram o último brilho de uma viagem que marcou o arranque das mobilidades com alunos, no Agrupamento, ao abrigo do programa Erasmus+. RS/RV