Rotary Club de Arouca reconheceu Joaquim Alexandre

Num almoço em que se reuniram mais de uma centena de pessoas, a 16 de Março, o Rotary Club de Arouca reconheceu o mérito profissional a Joaquim Alexandre, economista, especialista em fiscalidade, formador e homem de partilha de conhecimentos.

Num momento de visível intimidade e amizade, foram muitos os que partilharam histórias e episódios vividos na companhia de Joaquim Alexandre e que vincam o seu carácter humanista e sentido de humor.

O presidente do Rotary Club de Arouca, Ângelo Campelo de Sousa, lembrou aos presentes que o ‘reconhecimento profissional’ é um momento de reconhecimento do mérito, mas também dos valores de rectidão e humanismo, bem presentes na vida de Joaquim Alexandre e partilhados pelos testemunhos dos presentes.

No almoço esteve também a presidente da Câmara Municipal, Margarida Belém, que destacou o amor do homenageado por Arouca, bem patente “no almoço anual de família, que promove e preside, em Junho, na Senhora da Mó”.

Lisonjeado pelo destaque, Joaquim Alexandre que não se furtou até ao convite para cantar em público, lembrando momentos de outros tempos com os amigos – mas passados em Arouca – agradeceu a iniciativa e partilhou histórias que o marcaram e determinaram a caminhada profissional, sempre com as raízes arouquenses muito vincadas e orgulhosamente assumidas.

Estiveram igualmente presentes membros da APECA – Associação Portuguesa das Empresas de Contabilidade e Administração, bem como sete clubes rotários visitantes, de Ovar, Leça da Palmeira, Oliveira de Azeméis, Sever do Vouga, S. João da Madeira, Vale de Cambra e Estarreja. MS/RCA

Joaquim Alexandre – Currículo

Joaquim Alexandre de Oliveira e Silva nasceu em Arouca a 10 de Julho de 1946. É o segundo filho de uma irmandade de quatro. Licenciado pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto no ano de 1970, desde logo assumiu funções, desde Novembro desse ano até Outubro de 1972, de docente nessa mesma faculdade. Daí saiu para cumprir o serviço militar obrigatório, tendo sido colocado em Luanda em novembro de 1973, onde simultaneamente foi docente na Faculdade de Economia de Luanda.

De Abril de 1975 a Setembro de 1975, mediante requisição ao Ministério das Finanças, após tomar posse na Direcção Geral das Contribuições e Impostos (na altura DGCI e atual Autoridade Tributária e Aduaneira), assumiu funções no Ministério da Educação como Adjunto do Secretário de Estado da Administração Escolar. Desde o início do ano de 1976 até Setembro de 2001, exerceu funções nos Serviços de Inspeção Tributária na Direção de Finanças do Porto. Simultaneamente, a partir de 1977 acumulou funções de docência na Faculdade de Economia do Porto, até 2003, e posteriormente foi docente da Porto Business School (PBS) em cursos de Pós-Graduação e Mestrado, até 2013.

Ao longo de mais de 40 anos dedicou-se à formação profissional na área da Fiscalidade na APOTEC – Associação Portuguesa de Técnicos de Contabilidade, na OCC – Ordem dos Contabilistas Certificados, na APECA – Associação Portuguesa das Empresas de Contabilidade e Administração, entre outras entidades. É autor e co-autor de várias obras na área da fiscalidade e, actualmente, exerce funções de Consultor Fiscal.

Ao longo da sua vida profissional, e pelas várias funções que exerceu, procurou sempre acolher e estimular os jovens que procuravam singrar nessa área profissional, especialmente os arouquenses. Apaixonado por Arouca, tem igualmente um gosto especial pelo desporto-rei, o futebol. Foi mesmo um atleta federado desta modalidade desportiva, tendo mesmo sido cobiçado pelo Sporting Clube de Portugal. Acabou por não jogar de leão ao peito, jogou pelo Arouca (outro género de felino está associado), clube do qual é o sócio número 1.

Tem na família o seu principal pilar. Valoriza as relações familiares e alimenta-as. Por isso, anualmente, em Junho, preside à reunião familiar que acontece na Casa da Ceia, na Senhora da Mó, e que junta várias gerações de “Alexandres”. É pai de três filhos: a Luísa Alexandre, a Joana Alexandre e o Joaquim Alexandre.

Presidente do RCA entrega lembrança ao homenageado

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

Passeio pela Freita para aproximar jovens da natureza

Os 240 euros angariados de forma solidária foram doados ao projecto 'Segue a Tua Natureza'
Política Sociedade

Tribunal da Relação mantém condenação da autarca Margarida Belém

Artur Neves também condenado e Carlos Pinho fica com pena agravada
Sociedade

Câmara de Arouca vai investir em máquinas para ‘purificar’ a água nas suas instalações

Os equipamentos usam a água da rede, que é distribuída pela Águas do Norte