Município lança experiência-piloto de mobilidade sustentável

A partir de hoje, 10 de Maio, e até final do corrente mês, o Município de Arouca desafiou os alunos e demais comunidade escolar dos dois agrupamentos de escolas locais de Arouca e de Escariz, a utilizarem, todas as sextas-feiras, meios de transporte mais sustentáveis na deslocação de e para a escola. Intitulado “Go Green – Mobilidade Sustentável”, este projecto municipal, que arranca em modo piloto, visa incentivar a comunidade local, e de modo muito particular a escolar, a deslocar-se a pé, de bicicleta ou de trotinete, utilizando os modos suaves pedonais e, sempre que possível, a Ecovia do Arda, diminuindo a respectiva pegada ecológica.

“Lançámos esta iniciativa no âmbito do Maio, Mês do Coração, aliando saúde e sustentabilidade ambiental, querendo contribuir para a adoção de comportamentos mais saudáveis, seja para cada um de nós, mas também para esta casa comum que é o nosso planeta Terra”, refere a presidente da Câmara Municipal, Margarida Belém.

A autarca recorda que, “ao fazermos uma deslocação de 5 km por dia para a escola, num carro de cinco lugares comum, a gasolina ou gasóleo, num ano letivo, correspondendo a cerca de 1000 km, necessitamos de cerca de 2,5 árvores com 10 anos para sequestrar o dióxido de carbono emitido na nossa rotina diária e, consequentemente, minimizar o nosso impacto no ambiente, nomeadamente em termos de emissão de gases com efeito de estufa.”

“Sabemos que temos um território desafiante em termos de mobilidade e que somos, simultaneamente, um território de natureza, pelo que temos vindo a fazer investimentos, cujo exemplo mais significativo é a Ecovia do Arda, com vista à promoção de soluções de mobilidade mais sustentáveis, sendo nosso objetivo que, no próximo ano letivo, possamos implementar o Go Green de forma mais consolidada”, acrescenta Margarida Belém.

Associado a esta iniciativa, serão disponibilizados dois inquéritos online. Um primeiro para avaliar as rotinas de deslocação da comunidade escolar e um segundo, após a finalização da experiência-piloto, para perceber o impacto da mesma. GCCMA

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

Arqueologia: Monumento “único” no concelho fora da rota Iter Hominis

Está neste momento a degradar-se, e quem sabe, até ao desaparecimento total
Sociedade

Encontro de Janeiras de Arouca encheu auditório

O frio que se fazia sentir nessa noite não impediu que o público comparecesse
Sociedade

Furtou material de construção civil e foi constituído arguido pela GNR

Homem de 31 anos interceptado no concelho de Arouca