Eurodeputado João Albuquerque abriu a Semana da Europa no AE Arouca

Arrancou na segunda-feira, 6 de Maio, a Semana da Europa no Agrupamento de Escolas de Arouca. A iniciativa inaugural contou com a presença de João Albuquerque, o eurodeputado convidado para partilhar com os alunos do ensino secundário a sua experiência política no quadro da União Europeia (UE) e responder às questões que mais inquietam os jovens europeus no que respeita a assuntos prioritários como o emprego, a habitação, a educação, a cidadania, a liberdade, a paz, a transição digital, a defesa do ambiente, os fluxos migratórios, entre outros abordados pela política europeia. “As Eleições Europeias 2024 – Votar para proteger a Democracia” foi o lema agregador desta viagem pelas virtudes e dificuldades no seio da UE.


Da escola para a comunidade

A Semana da Europa, desenvolvida consecutivamente desde 2016 pela equipa que assume, na escola, o projecto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu (EEPE), decorre até 13 de Maio. Do programa constam diversos eventos de educação para os valores da cidadania europeia, com especial enfoque na sensibilização para as eleições para o Parlamento Europeu que terão lugar a 9 de Junho deste ano. Do conjunto de actividades dedicadas à UE, já em marcha nesta escola arouquense, constam um Eurobarómetro para perceber o que pensam os arouquenses sobre as eleições europeias; um roteiro de montras, construído em parceria com o comércio local, alusivo aos 27 Estados-membros da UE; o hastear das bandeiras da UE no parque central da vila, no Dia da Europa (9 de maio); uma caminhada, arruadas “Arouca Vota”, curtas-metragens, debates, exposições e instalações artísticas. O programa tem ainda o apoio logístico de alunos dos cursos de Multimedia, Animador Sociocultural e Restauração.


«Os jovens são o futuro da Europa»

Na sessão de abertura, Olga Soares, docente coordenadora da equipa EEPE, agradeceu a colaboração da comunidade escolar e dos parceiros da comunidade envolvidos na Semana da Europa. «Desde o primeiro momento, sempre trabalhamos em prol das eleições europeias, em prol da diminuição da abstenção e do alheamento, sobretudo dos jovens. É aqui que se prepara o futuro. Desde o ano lectivo 2016/2017 temos feito um percurso muito feliz e temos sobretudo conseguido proporcionar aos nossos alunos uma vivência da democracia parlamentar europeia no contexto da Europa.» «Os alunos empenham-se neste projecto de democracia em acção», salientou a docente, dirigindo-se aos jovens ‘embaixadores juniores e benjamins’ do AE Arouca, que é uma das 2000 escolas europeias envolvidas neste projecto internacional.

Maria Pedro Dias e Aline Castro foram as representantes dos alunos embaixadores na recepção ao deputado português. «Não estamos longe da Europa. A Europa é a nossa casa, nós, jovens, somos o futuro da Europa, e votar é um direito, um dever nosso. Espero que cada vez mais jovens se envolvam nas questões europeias e na sua resolução», apelou a estudante arouquense Maria Pedro Dias.


«Valorizar uma cidadania informada»

«Sou também ‘embaixadora senior’ deste projecto EEPE. Sempre trabalhamos imenso com a escola e com a comunidade local para fazermos chegar a todos os valores europeus, da solidariedade, da paz e da democracia. A democracia não é um dado adquirido. Todos temos de trabalhar para a preservar e para termos um mundo melhor. Uma cidadania informada e participada por todos os jovens é condição para proporcionar um melhor futuro», disse Amélia Rodrigues, directora do AE Arouca, ao enaltecer a acção da sua escola e a participação dos alunos em actos de democracia, quer nos projectos em curso quer em cargos na escola.


«A escola está a fazer um trabalho notável»

Face aos desafios que se colocam à Europa, o eurodeputado do Partido Socialista, João Albuquerque, de 37 anos, afirmou ser “um europeísta convicto». «Temos visto nos tempos mais recentes um aumento dos estados autoritários em detrimento dos estados democráticos», notou o político, nascido no Barreiro. «A UE não é hoje a maior potência económica nem a maior potência militar, a grande mais-valia da UE é sermos a maior potência social – não há nenhum espaço do mundo onde nós tenhamos tantos direitos e tantos recursos alocados ao nosso bem-estar enquanto sociedade como na Europa», destacou.


«O que a UE faz pela minha terra?»

Depois de cerca de duas horas de interacção com os alunos, João Albuquerque encerrou a sessão com um sentido elogio à escola: «A vossa escola está a fazer um trabalho notável de sensibilização para que as pessoas, e sobretudo os jovens, participem nas eleições europeias. Esse é um exercício essencial de cidadania». Os estudantes arouquenses terão ainda oportunidade de compreender, com a colaboração de agentes locais (Câmara Municipal, ADRIMAG e AEA), “O que a UE faz pela minha terra?”, o tema do próximo debate (sexta-feira) dedicado ao investimento europeu no desenvolvimento regional. Reconhecida já diversas vezes pelo trabalho realizado no âmbito do projecto EEPE, a escola tem conquistado para os alunos experiências pedagógicas inéditas em sede do Parlamento Europeu, em Estrasburgo. MMS/RV

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

Ano lectivo na ASARC arranca a 24 de Setembro

Caminhada Nacional Sénior marca o início das actividades da Academia
Cultura Sociedade

Manifestações culturais de Portugal e Espanha no Festival Internacional de Folclore de Arouca

O evento comprovou também a versatilidade de um dos mais genuínos e populares instrumentos tradicionais portugueses - o cavaquinho
Sociedade

Orçamento Participativo: ‘Espaço Jovem de Arouca’ na corrida ao financiamento

Desenvolver actividades voltadas para o empreendedorismo social e empresarial, e trabalhos artísticos e criativos