Situado na EN 224, no lugar da Barroca, freguesia de Rossas, o edifício da farmácia local está em situação de pré-ruína, o que é um verdadeiro atentado à segurança pública e um enorme perigo para os que passam junto do mesmo. No imóvel centenário estão até afixadas placas que alertam para a situação precária da sua estabilidade, que se tem degradado, a que não é estranho os materiais que o constituem e que já ultrapassaram o seu tempo de vida.
«As madeiras dos beirais encontram-se podres assim como os seus interiores em situação de ruptura iminente. As fissuras nas partes mais rígidas são por demais evidentes a adivinhar uma desagregação a qualquer momento», referiu um habitante da freguesia ao RV. «As estruturas que suportam as telhas por já não suportarem o peso destas contribuem para que resvalem e venham cair à via pública. A somar a tudo isto existe a trepidação de todo o género de veículos, uns pesados, outros não, que ainda contribuem mais para uma constante deterioração do prédio que já por si não é nada famoso».
«As pessoas da freguesia receiam por este perigo que está à vista de todos mas que as entidades públicas parecem ignorar, como se este edifício não estivesse como está à vista de todos, e não fosse no sítio onde se localiza», adiantou outro popular ao jornal.
«Não se pode continuar à espera que o edifício continue a degradar-se como está a acontecer, dia após dia, sob pena de haver consequências que poderão ser desastrosas em termos materiais e humanos», sublinhou.
Ouvida também pelo jornal, a presidente da Junta de Freguesia de Rossas, Isabel Paiva, concorda que o imóvel carece de obras urgentes: «a estabilidade daquele edifício está perigosa, espero que a situação seja resolvida com brevidade pois a farmácia presta um serviço social valioso para a nossa freguesia e para as freguesias vizinhas».
Pelo que se constata a olho nú, a reparação com “remendos” será impraticável e impossível em termos económicos até pelos materiais que constituem tal prédio (tabique, madeira,…) e só a demolição do edifício daria sossego aos que por ali passam. JCS
Edifício da farmácia de Rossas ameaça ruir. Utentes e transeuntes alertam para perigo na via pública
Outros Artigos de Interesse
Sociedade
“Não Procures Mais Longe” visa a promoção de lugares e experiências para o consumidor interno
Nova campanha publicitária do Turismo de Portugal com referência a Arouca
Sociedade
Instalação eléctrica relevante vai condicionar acesso a sítio de lazer panorâmico na Cruz das Eiras
REN expropria mais de 20 hectares de terrenos para construir Posto de Corte em São Miguel do Mato
Sociedade
Intervenção no edifício 'ex-libris' de Arouca e monumento nacional já era pública desde Março