Basquetebol: Centro Juvenil Sub-16 joga a ‘final four’ na Bairrada

O Centro Juvenil Salesiano de Arouca discute este fim-de-semana a fase final da 2ª divisão da Associação de Basquetebol de Aveiro no escalão sub-16. Uma estreia absoluta que é o culminar da melhor época de sempre no basquetebol da associação salesiana de Arouca: orientada por João Portugal, os sub-16 venceram 22 dos 23 jogos disputados esta temporada e chegaram à final four. A formação arouquense terá como parceiras de competição as do Sangalhos, Illiabum e o CD Campinho de Albergaria-a-Velha. Os jogos terão lugar, sábado e domingo, no Complexo Desportivo de Sangalhos, clube da Bairrada que acolhe a competição.

João Portugal


Treinador João Portugal: «Tem sido uma época extraordinária»

Na antevisão à final four, RODA VIVA ouviu o treinador João Portugal sobre a grande época protagonizada pelos jovens arouquenses.

«Em Portugal temos dificuldade em resistir à tentação do futebol. É preciso construir o gosto pelo basquetebol desde os mais pequeninos, são eles que irão assegurar o futuro da modalidade. É este trabalho que estamos também a fazer em Arouca, no Centro Juvenil», começou por referir o técnico do CJS Arouca, que com Paulo Schmidt, dinamiza ainda a modalidade da associação nos escalões de Minis, Sub-14 e Sub-18.

A presença na final four sabe a justo prémio para a colectividade de Arouca e para os seus dedicados atletas. João Portugal reconhece a valia do seu plantel, mas também a dos seus cotados adversários.

«Para os nossos jogadores é um feito, tem sido uma época extraordinária, pois a nossa formação está ainda em fase de evolução – quer os sub-18 quer os sub-16 começaram a jogar oficialmente há pouco mais de dois anos. Vamos a jogo com toda a vontade, conscientes de que vamos encontrar clubes com fortes tradições no basquetebol, constituídas por jovens com muitos anos de prática e com grande disciplina táctica. Mas também temos os nossos argumentos e vamos para a fase final com garra», acrescentou o mister, que enumerou ainda as mais-valias da prática desportiva.

«Temos exemplos nas nossas equipas dos benefícios que a prática da modalidade lhes trás. O saber lidar com a competição, com as vitórias e as frustrações, ter regras, ser solidário e agir em favor do grupo são lições do desporto que os preparam também para a vida», frisou.


Maxime na Selecção Distrital

Nas boas exibições da equipa sub-16 tem-se destacado ainda o jovem luso-francês Maxime, o primeiro basquetebolista da associação salesiana de Arouca a integrar uma selecção da AB Aveiro.

«É um título pessoal do Maxime, obtido com grande mérito, para o qual também tem contribuído o comportamento da equipa. É um jogador que se tem destacado pela qualidade com que joga e pela quantidade de pontos que marca. É uma sensação muito boa vermos um jogador nosso na Selecção Distrital Sub-16. Espero que apareçam mais, pois temos mais valores. É uma presença do basquetebol do Centro Juvenil na selecção que acaba por motivar outros atletas. Temos também o cuidado de relativizar, pois na vida dos jovens há outros valores importantes como a parte da sua formação humana e cidadã e os estudos», vincou João Portugal, a poucos minutos de iniciar o penúltimo treino de preparação dos últimos jogos da época. Manuel Matos/RV


JOGOS

FINAL FOUR SUB-16

Sábado, 25 de maio

Sangalhos – Campinho (15h30)

Illiabum – CJS Arouca (17h30)

Domingo, 26 de maio

3.º / 4º lugar (15h30)

Final (17h30)

Outros Artigos de Interesse

Desporto

FCA tem três internacionais ao serviço das Selecções

Henrique Araújo, Chico Lamba e Morlaye Sylla estão fora
Desporto

Defesa central chega de Brugge para o FC Arouca

Popovic integra o FCA em regime de empréstimo, com opção de compra
Desporto

Rio Ave 1-0 FC Arouca

Arbitragem deixou equipa arouquense sem pontos