Arouquense Pedro Rafael Brito vive momentos felizes na Liga do Catar

O arouquense Pedro Rafael Brito integra a equipa técnica do melhor treinador da Catar, o português Pedro Martins, que conduziu pela primeira vez o Al-Gharafa a um terceiro lugar na Liga, a cinco pontos do campeão Al-Saad – o próximo clube do ex-avançado do FC Arouca Rafa Mujica. O prémio que distinguiu Pedro Martins na época 2023-2024 foi atribuído na gala da Federação de Futebol do Catar, para o qual estavam ainda nomeados Leonardo Jardim (Al Rayyan) e Wesam Rizk (Al Sadd). «Quero partilhar este prémio com a minha equipa técnica, jogadores, direcção, restante staff e todos os adeptos», referiu Pedro Martins, num agradecimento extensivo à federação do Catar pela atribuição do título de ‘Melhor Treinador 2023-2024’.


Mais dois anos no Catar

Natural da vila de Arouca [onde concluiu o ensino secundário e representou o FC Arouca e a Banda Musical de Arouca], o especialista formado em treino de alto rendimento desportivo cumpriu no Al-Gharafa (clube sediado na capital Doha) a 10ª época no futebol profissional, sendo o responsável pela condição e recuperação física dos jogadores. Aos 33 anos, o profissional arouquense renovou o vínculo ao clube catari por mais duas temporadas, a somar a uma já longa experiência no quadro de equipas técnicas lideradas por conceituados treinadores portugueses.


Dez épocas no futebol profissional

Pedro Rafael Brito iniciou a carreira profissional na época 2014/2015, na II Liga, acompanhando o treinador Vitor Campelos, então no Trofense. Seguiram-se quatro épocas consecutivas (de 2015/16 a 2018/19) ao serviço do Vitória de Guimarães com os treinadores Sérgio Conceição, Pedro Martins (duas épocas), Armando Evangelista, Luís Castro e Ivo Vieira. De 2019/20 a 2021/22, o arouquense iniciou as primeiras experiências internacionais ao acompanhar Luís Castro no campeão ucraniano Shakhtar Donetsk (duas épocas) e no Al Duhail, no Catar, regressando a Portugal em 2022/2023 para integrar os quadros da equipa B do SL Benfica, voltando a sair para o Catar para acompanhar o treinador de 53 anos, natural de Santa Maria da Feira, no campeonato catari. Momentos felizes no Al Gharafa, clube que ao fim de 13 anos voltou aos pódio e ganhou um lugar na próxima Liga dos Campeões Asiáticos. MMS/RV

Outros Artigos de Interesse

Desporto

FC Arouca 1-0 Moreirense

Jason entrou para resolver e quebrou o enguiço, pois nunca o FCA tinha derrotado os cónegos em oito jogos caseiros
Desporto

Sylla agradece os 100 jogos pelo FC Arouca

«Foi aqui que cresci e é aqui que continuo a crescer, sempre com o apoio de todos os companheiros e treinadores»
Desporto

Taça Nacional Feminina de Promoção: Centro Juvenil soma e segue na rota das vitórias

Triunfos sobre as equipas de Rio Mau, Oliveira do Arda e Souselo