‘Arouca Geopark’ partilha boas práticas com o aspirante Geoparque Algarvensis

Nos dias 20 e 21 de Maio, o Arouca Geopark recebeu a equipa técnica do Algarvensis, aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO, que visitou o território com o objectivo de conhecer o trabalho realizado pela AGA (Associação Geoparque Arouca) nos últimos anos.

A comitiva visitou os locais mais emblemáticos da serra da Freita, nomeadamente, a Casa das Pedras Parideiras, a Frecha da Mizarela e o Detrelo da Malhada. No vale do Paiva, atravessaram a 516 Arouca – ponte suspensa, conheceram os Passadiços do Paiva e visitaram o Museu das Trilobites. No centro histórico, visitaram o Arouca Agrícola, onde perceberam a dinâmica associada a este projecto.

Durante dois dias, tiveram a oportunidade de ouvir as experiências dos associados da AGA, nomeadamente do Município de Arouca, da Casa dos Doces Conventuais, da NaTour Way, do Clube do Paiva, do Museu das Trilobites, do Mercadinho do Convento, do Hotel S. Pedro e do Agrupamento de Escolas de Arouca.

No polo geoparqueano do Burgo, a comitiva envolveu-se na dinâmica educativa e assistiu à actividade “O que faz um paleontólogo”, dinamizada por Artur Sá, coordenador científico do Arouca Geopark, no âmbito do projecto de escola “As profissões no Polo Escolar do Burgo”.

Daniela Rocha, coordenadora executiva da AGA, referiu que «é um enorme orgulho perceber que o Arouca Geopark continua a ser reconhecido como um modelo a seguir e que a troca de experiências entre estes territórios traz energia aos geoparques que já ostentam a chancela UNESCO e motiva os que ambicionam esta classificação».

Elizabeth Silva, coordenadora executiva da Associação Geoparque Algarvensis, agradeceu, em nome de toda a equipa, a partilha de conhecimento e de boas práticas para a obtenção da chancela UNESCO, destacando que «a longevidade, inovação e sustentabilidade do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO é um exemplo daquilo que pretendemos implementar no Geoparque Algarvensis».

Esta actividade integra a Semana Europeia de Geoparques e materializa os desígnios dos Geoparques Mundiais da UNESCO, através das parcerias e trabalho em rede, promovendo os objetivos da Agenda 2030.

Outros Artigos de Interesse

Comunicados

Câmara Municipal já procedeu à consignação da empreitada do Parque de Saúde de Arouca

«A obra é cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência»
Comunicados

Escariz acolheu conferência sobre o Estado Social e o papel das instituições de solidariedade

COMUNICADO | «Ambos discutiram novos modelos de actuação no apoio aos mais necessitados»
Comunicados

Talk: Arouca, uma terra de oportunidades

«A melhor forma de inspirar os jovens arouquenses passa por promover um diálogo próximo com empreendedores»