‘Arouca Geopark’ acolherá o II Fórum dos Geoparques Mundiais da UNESCO de Língua Portuguesa

Em 2026, o Arouca Geopark será palco do II Fórum dos Geoparques Mundiais da UNESCO de Língua Portuguesa. Esta decisão foi tomada na primeira edição deste fórum, que decorreu até 28 de Junho, no Seridó Geoparque Mundial da UNESCO, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte.

Debater questões relacionadas com o desenvolvimento territorial sustentável e partilhar boas práticas, com vista ao trabalho em rede e à aproximação destes territórios, foram alguns dos objectivos do I Fórum dos Geoparques Mundiais da UNESCO de Língua Portuguesa, que reuniu representantes dos Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses – Açores, Arouca, Estrela, Naturtejo, Oeste e Terras de Cavaleiros e dos brasileiros – Seridó, Uberaba, Araripe, Cânions do Sul, Caçapava e Quarta Colonia.

I Fórum decorreu até ontem, no Brasil

Simbolicamente e para assinalar o local onde irá decorrer a segunda edição deste evento, João Carlos Pinho e Daniela Rocha, representantes da AGA – Associação Geoparque Arouca, e Teresa Ferreira, representante do Turismo de Portugal, receberam uma peça de artesanato do Geoparque Seridó, oferecida por Marcos Nascimento, coordenador científico do Geoparque Seridó, Odon Júnior, Prefeito de Currais Novos e Gilson de Oliveira, Prefeito de Carnaúba dos Dantas.

Daniela Rocha, coordenadora executiva da AGA, referiu que «receber o II Fórum no Arouca Geopark, em 2026, é um enorme orgulho e uma oportunidade para reunirmos, no nosso território, especialistas de várias áreas, gestores de geoparques, investigadores e decisores políticos. Pretendemos, ainda, que este encontro incentive outros territórios da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a serem Geoparques Mundiais da UNESCO».

O I Fórum dos Geoparques Mundiais da UNESCO de Língua Portuguesa foi organizado pelo Geoparque Seridó e contou com o apoio do Estado do Rio Grande do Norte, da Secretaria de Estado do Turismo do Brasil e da Embratur – Instituto Brasileiro Turismo.

Outros Artigos de Interesse

Comunicados

Município dá a conhecer os resultados do projecto “PISA para as Escolas”

Numa fase inicial concentrou-se na realização de inquéritos aos alunos, permitindo um diagnóstico detalhado
Comunicados

Lojas ‘Meu Super’ eleitas escolha do consumidor

Lideram há dez anos a categoria de supermercados de proximidade. Estabelecimento de Arouca com a parceria 'Cavadinha'
Comunicados

Arouca recebe ‘workshop’ do projecto Acelerar o Norte

Acção pretende capacitar o tecido empresarial local e vai decorrer na Biblioteca Municipal