Arouca comemorou o Dia Mundial da Criança. Na sede do concelho, o município assegurou as celebrações no parque central de vila, com a colaboração de diversas instituições e associações vocacionadas para a protecção das crianças e a promoção do seu desenvolvimento saudável. Um dia soalheiro que atraiu centenas de crianças e adultos para um alargado convívio intergeracional que propiciou múltiplas actividades lúdicas e pedagógicas. Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco de Arouca (CPCJ), Projecto Acolhimento Familiar (S. Salvador do Burgo), Projecto Reinventa-te (ACR Mansores), Biblioteca Municipal, Centro Juvenil Salesiano, Projecto Superquinas (AF Aveiro/FPF), Espaço Sénior da CMA, Bombeiros Voluntários de Arouca, GNR (que exibiu ainda vários binómios cinotécnicos) e Sapadores Florestais (ICNF) foram algumas das organizações presentes que ajudaram ao Dia Mundial da Criança que se comemora em Portugal a 1 de Junho.
Esta efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas. A 20 de Novembro de 1959 foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança. Direitos básicos de humanidade ainda hoje sujeitos a muitos atropelos, tão grande é ainda o número de crianças que em todo o mundo são vítimas de maus tratos, fome, pobreza, exploração, discriminação, violência física e emocional, privações de habitação, saúde e escolaridade.
Em declarações ao RODA VIVA, a presidente da Câmara Municipal, Margarida Belém, enalteceu o conjunto de iniciativas trabalhadas em comunidade alargada.
«Concentramos neste espaço agradável um conjunto de iniciativas e de programas para os mais novos se divertirem. Temos também várias iniciativas intergeracionais. É um dia de alegria e de partilha que envolve uma diversidade de parceiros que trabalham connosco o dia-a-dia nas escolas, na área social e cultural. As crianças tiveram também a oportunidade de contactar com os operacionais da segurança e da protecção civil que estão no terreno todos os dias, factor importante para que compreendam também o valor de outros profissionais que trabalham no nosso território, um território de proximidade», referiu a autarca, que realça ainda a estratégia municipal de saúde, um plano focado em «valorizar as pessoas, desde os mais novos aos seniores, criando condições para cuidar do seu bem-estar físico e mental.» MMS/RV