Amélia Rodrigues reconduzida no cargo de directora do Agrupamento de Escolas de Arouca

Amélia Rodrigues vai continuar a liderar o Agrupamento de Escolas de Arouca nos próximos quatro anos lectivos. Directora do maior agrupamento escolar do município desde o ano lectivo 2020/2021, a docente arouquense estava em fim de mandato e, nos termos da lei,  a continuidade no cargo foi submetida ao parecer do Conselho Geral, órgão de administração e gestão representativo de toda a comunidade educativa – pessoal docente, pessoal não docente, alunos, encarregados de educação, autarquia e outras instituições da comunidade –, tendo os conselheiros votado pela continuidade da actual directora, num sufrágio por voto secreto que determinou uma maioria absoluta de 16 votos a favor e um voto contra.

O Conselho Geral, presidido pelo professor Fernando Alves, é o órgão de direcção estratégica responsável pela definição das linhas orientadoras da actividade do agrupamento, assegurando a participação e a representação da comunidade educativa. Nos termos da lei e do Regulamento Interno do agrupamento, até 60 dias antes do termo do mandato do director, o Conselho Geral delibera sobre a sua recondução ou a abertura do procedimento concursal tendo em vista a realização de nova eleição. A decisão de recondução do director é tomada por maioria absoluta dos membros do Conselho Geral em efectividade de funções.

Maria Amélia Rodrigues é professora do grupo de docência de Português-Francês e conta já duas dezenas de anos no desempenho de lugares de gestão e administração escolar. Na equipa que acompanha a directora, deverão continuar os docentes Ana Isabel Jesus (subdirectora), Júlio Caseiro, Maria Helena Rodrigues e Carlos Alexandre Rodrigues (adjuntos), Sérgio Postilhão e Carlos Gomes (assessores técnico-pedagógicos.) O Agrupamento de Escolas de Arouca integra dez estabelecimentos de ensino, com números que rondam os 2000 alunos, 200 docentes e 90 profissionais não docentes. 2024-03-06 MS/©RODAVIVA

Outros Artigos de Interesse

Ensino Sociedade

Escola Secundária promoveu o Dia dos Cursos Profissionais

«Este é um dia importante para informar, esclarecer e orientar os alunos»
Cultura Ensino

‘Secundária’ de Escariz em intercâmbio com liceu italiano

Estreia do Agrupamento de Escolas no domínio do programa Erasmus+