AEE: Jornadas do Conhecimento promovem integração e a aprendizagem

Nos dias 23 e 24 de Abril, o Agrupamento de Escolas de Escariz promoveu as suas tão aguardadas Jornadas do Conhecimento, dois dias intensos de actividades, palestras e workshops que envolveram toda a comunidade escolar.

Sob o tema “Construir a liberdade”, as Jornadas visaram não só comemorar os 50 anos da liberdade, mas também estimular as aprendizagens, e promover a articulação disciplinar, o convívio entre alunos, professores, pais e demais membros da comunidade educativa.

As actividades tiveram início com a cerimónia de abertura e o hastear da bandeira Eco-escolas, contando com participação dos alunos do ensino articulado da Música, e com a presença do director do Agrupamento, professores, técnicos superiores, assistentes, representantes de pais e alunos. De seguida, os alunos dividiram-se nos seus grupos turma para participar em diversas oficinas, laboratórios, salas temáticas, palestras e workshops que abordaram temas como ciência, tecnologia, história, interculturalidade, arte, sustentabilidade e empreendedorismo.

Destaque para os laboratórios e oficinas, onde os alunos puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, como experiências científicas, criação de projectos artísticos e práticas desportivas. Na sala das línguas, por exemplo, para além da viagem poética ao tempo do Estado Novo e da Revolução, através das letras das músicas de intervenção, os alunos conheceram o famigerado lápis azul, usando-o desta feita para falar da liberdade e da sua importância. Nesta sala, os visitantes encontraram ainda pratos típicos da gastronomia portuguesa, francesa e inglesa.

As Jornadas foram também o culminar de alguns projectos dos Domínios de Autonomia Curricular/Cidadania e Desenvolvimento, através de apresentações culturais, jogos e exposições de trabalhos dos alunos.

A vinda das turmas do terceiro ano – das escolas de Chave, Escariz, Fermedo e Serra da Vila – à escola-sede, foi também um dos momentos altos, já que permitiu o contacto dos alunos do 1.º Ciclo, com a realidade escolar dos seus colegas mais velhos. Estes alunos participaram com muito interesse nas actividades propostas, sendo que a articulação entre alunos de diferentes faixas etárias foi certamente enriquecedora para todos.

Para o director do Agrupamento de Escolas de Escariz, professor Vítor Venceslau, as Jornadas do Conhecimento foram um sucesso, correspondendo a “um evento excepcional que demonstrou o compromisso e o talento do nosso Agrupamento em promover o conhecimento, a interacção entre grupos disciplinares, clubes e projectos internos, a Biblioteca Escolar, os nossos parceiros e entidades externas. Vimos ideias inovadoras, articulações a serem concretizadas e aprendizagens a serem consolidadas. Vimos a curiosidade dos nossos alunos, o seu envolvimento nas diferentes actividades e a cidadania a ser trabalhada em situações concretas, reais”.

As Jornadas do Conhecimento no Agrupamento de Escolas de Escariz mostraram mais uma vez a importância de eventos que promovem o conhecimento de forma dinâmica e interactiva, contribuindo para a formação integral dos alunos, onde o desenvolvimento de competências sócio emocionais não é esquecido e onde os laços entre todos os membros da comunidade educativa saem seguramente fortalecidos. RS/RV

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

“O Livro de Mansores” foi apresentado: «respira-se Mansores ao folhear as suas 730 páginas»

Obra magistral de José António Rocha foi divulgada na freguesia
Sociedade

‘4540 Jovem’ promove acção de reflorestação no Baldio do Viso

É compromisso desta associação acompanhar o crescimento das plantas e fazer a monitorização contínua da área
Sociedade

Banda Musical de Arouca, património vivo a caminho dos dois séculos

Presidente e maestro falaram ao RODA VIVA