JOSÉ CARLOS SILVA
 
Habitação, pacificação e gratidão
 
OPINIÃO | Que as relações entre as duas instituições estabilizem
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Decorreu no último dia de Fevereiro a primeira Assembleia Municipal de 2023. Por razões profissionais, apenas pude assistir via online à primeira parte daquela sessão, permitindo fazer alguns comentários ao que ali foi debatido.
A sessão até aquele momento foi morna, a habitação e o abastecimento de água foram os dois principais assuntos ali aflorados. Se na questão da água, o elevado custo da tarifa foi mais uma vez discutido com algum fulgor, tendo ambas as barricadas (CMA e PSD) trocado acesas acusações e esgrimido argumentos, já no que diz respeito à habitação, a presidente da autarquia teve a tirada da tarde, ao afirmar, e passo a citar: "Só se começou a falar de habitação em Arouca a partir de 2021".
Esta afirmação de Margarida Belém só pode ter uma de duas interpretações: ou não sabe, o que é estranho e grave, o que anteriores executivos do PS e do PSD fizeram nesta matéria no município de 1976 até 2017, e até mesmo antes do 25 de Abril (caso do "Bairro dos Pobres"), ou tem a visão de que desenvolvimento do município nesta área apenas se iniciou em 2021 quando já era presidente da autarquia!...
Na política, como na vida, devemos ter memória, e sobretudo respeitar a memória, e certamente não é com afirmações deste calibre que se respeita os antigos autarcas: Zeferino Brandão, Joaquim Brandão de Almeida, Armando Zola e Artur Neves.
Não é caso único, nem será a última vez, assistirmos a autarcas deslumbrarem-se quando estão sentados na cadeira do poder, "esquecendo" o que os seus antecessores fizeram em inúmeras áreas pelo desenvolvimento do município.
Mas, repito, a História e o Tempo, esse grande sábio, encarregar-se-ão de colocar tudo no devido lugar!... O poder é efémero, e como tal, nunca nos devemos esquecer dessa dura realidade!...
Um antigo ministro português, nas suas memórias, escreveu que todos os dias quando chegava ao seu gabinete ia à janela observar o cemitério que existia nas traseiras do seu ministério para ter sempre os pés bem assentes na realidade!...
•••
O Futebol Clube de Arouca e a Câmara Municipal fumaram recentemente o "cachimbo da paz", depois do badalado incidente entre as duas instituições aquando da última Feira das Colheitas (o "caso do cadeado" que bloqueou o acesso ao parque de estacionamento do estádio municipal).
O sinal público desta nova reconciliação entre a autarquia e o clube aconteceu durante o jogo em Arouca entre o FCA e o Casa Pia, tendo Margarida Belém assistido à partida lado a lado com Carlos Pinho no camarote presidencial.
O novo regulamento de utilização do estádio municipal foi aprovado na última reunião camarária (dia 8) e parece ter sido do agrado das duas entidades.
Esperamos, e certamente os arouquenses assim o desejam, que as relações entre as duas instituições estabilizem e cada um dos interlocutores saiba ocupar devidamente o seu lugar, pois acima de tudo está o bom nome de Arouca e das suas gentes, que não merecem mais tristes espectáculos.
Uma nota final à excelente época desportiva que o maior clube do município tem vindo a realizar no maior escalão do futebol português, enchendo de orgulho os muitos arouquenses que torcem pelo sucesso do "Arouca".
•••
É uma senhora que não deixa ninguém indiferente, quer pela sua simpatia e amabilidade, quer pelo seu percurso de vida, onde a enfermagem, mais do que uma profissão foi, sobretudo, uma missão!
Estamos a falar, naturalmente, da enfermeira Cremilda, que na sua provecta idade de 90 anos, foi homenageada publicamente pelo Rotary Club de Arouca.
Cerimónia justíssima para uma Senhora que foi enfermeira em Arouca em tempos muito difíceis, esteve sempre na linha da frente no auxílio a todos aqueles que a procuravam e ajudou a nascer muitos arouquenses no antigo Hospital da Misericórdia.
Natural de Nespereira (Cinfães), a enfermeira Cremilda é uma arouquense de coração, tendo ao longo dos anos granjeado muito carinho e respeito por parte dos inúmeros pacientes a que ela recorriam, nos quais me incluo.
Bem haja enfermeira Cremilda!
 
Arouca

Terça, 30 de Maio de 2023

Serviço temporariamente indisponível!

PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Neste ambiente associativo todos são precisos"

Diogo Teixeira, presidente do Centro Desportivo e Recreativo de São Pedro de Nabais, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 79 visitantes online