33ª jornada - 20 de Maio 2023
Jogo no Estádio Municipal de Arouca
Árbitro - Gustavo Correia (AF Porto), auxiliado por Tiago Costa e Inácio Pereira.
VAR - Ricardo Baixinho (AF Lisboa)
Espectadores: 1993FC Arouca - Arruabarrena; Tiago Esgaio, João Basso, Opoku e Quaresma (Pedro Moreira, 90+3); Busquets (Soro, 70), David Simão (Velázquez, 90+3) e Alan Ruiz (Arsénio, 80); Antony, Sylla e Mújica (Bruno Marques, 80).
Suplentes não utilizados: Thiago Rodrigues, Galovic, Moses e Lawal.
Treinador: Armando Evangelista
GD Chaves - Paulo Vítor; João Correia (Juninho, 77), Steven Vitória (João Pedro, 85), Carlos Ponck e Nélson Monte; Bruno Langa (Sandro Cruz, 77), João Mendes e João Teixeira; Guima (Obyora, 45), Benny Sousa (Abass, 45), Héctor Hernández.
Suplentes não utilizados: Rodrigo Moura, João Queirós, Sarr e Luther Singh.
Treinador: Vitor Campelos
Ao intervalo: 0-0
Marcador: 1-0 (Sylla, 63).
Lobos de Arouca reabrem o mapa da Europa
Sete anos depois da primeira presença nas competições europeias, está confirmado o regresso do FC Arouca à Europa para disputar as pré-eliminatórias da Liga Conferência. Um feito fantástico do clube arouquense depois de bater o Desportivo de Chaves por uma bola a zero. Depois de uma primeira parte muito disputada e com Arruabarrena em destaque em duas enormes defesas frente a Héctor Hernández (32') e a João Correia (40'), além de um penálti atirado para fora por Steven Vitória (45'), o FC Arouca chegou ao golo na marcação de novo penálti, que Sylla (63') não desperdiçou. Momento decisivo do jogo que coube bem à boa exibição do médio guineense.
Até houve foguetes!
Vitor Campelos queria ver a equipa ultrapassar os lobos na tabela classificativa - estava a dois pontos - e mexeu ao intervalo. O jogo continuou em bom ritmo, com os flavienses inconformados, mas a organização estratégica dos arouquenses manteve o desnível no marcador até ao apito final. Aplausos, saudações e fogo de artifício fizeram a coreografia que celebrou o êxito da terceira temporada do FC Arouca sob o comando de Armando Evangelista. Depois de duas descidas de divisão consecutivas, o FC Arouca de Carlos Pinho volta a ser gigante num caminho ímpar: trepar do Campeonato de Portugal para as provas da UEFA! A uma jornada do fecho da Liga, o FC Arouca discute ainda o 5º lugar, com o Vitória de Guimarães. 2023-05-20 MMS/RV (fotos: Avelino Vieira)
SALA DE IMPRENSA >>>
Armando Evangelista (treinador do FC Arouca): «Como se previa, foi um jogo difícil frente a uma equipa que está a fazer uma boa época. A ida à Liga Conferência resulta de um trabalho fantástico, de três épocas. Sou um dos responsáveis, mas os principais são os jogadores, admiro-os por aquilo que são e por aquilo que têm feito. O presidente merece este êxito, assim como os adeptos, a quem queríamos dedicar a vitória no último jogo em casa. Falta uma jornada, vamos continuar a trabalhar e a ser competitivos.»
Vitor Campelos (treinador do GD Chaves): «Sabíamos que ia ser um jogo competitivo, porque o Arouca está a fazer um excelente campeonato. Os jogadores deram tudo. O jogo resumiu-se à eficácia. Falhamos uma grande penalidade, tivemos oportunidades mais do que suficientes para ter outro resultado.»
LIGA BWIN
33ª jornada
Marítimo 1-0 Vizela
Santa Clara 1-0 Portimonense
FC Arouca 1-0 Chaves
Boavista 1-1 SC Braga
Famalicão 2-4 FC Porto
Domingo
V. Guimarães - Gil Vicente (15h30)
Casa Pia - Estoril (18h00)
Paços de Ferreira - Rio Ave (18h00)
Sporting - Benfica (20h30)
34ª e última jornada
Portimonense - FC Arouca
FC Porto - V. Guimarães
Benfica - Santa Clara
SC Braga - Paços de Ferreira
Vizela - Sporting
Estoril - Marítimo
Chaves - Boavista
Gil Vicente - Casa Pia
Rio Ave - Famalicão