Arouca também tem a sua experiência “NBA” para crianças e jovens, graças à actividade do Centro Juvenil Salesiano de Arouca, a mais eclética associação do concelho no que respeita a modalidades desportivas. Futebol de formação, atletismo, natação, ginástica acrobática, ténis, voleibol e basquetebol formam um largo leque motivacional, que mobiliza para a manutenção da atividade física e mental cerca de trezentas crianças e jovens.
Um frenesim semanal de agendamentos, concentrações e deslocações, nas quais se incluem as duas equipas de basquetebol dos escalões de sub-16 e sub-18, ambas a competir nos campeonatos da Associação de Basquetebol de Aveiro.
A modalidade nasceu há sete anos
A modalidade não é de agora, pois foi introduzida no plano de actividades do Centro Juvenil Salesiano em Setembro de 2016, precisamente com duas equipas dos mesmos escalões, treinadas então por Francisco Carvalho e João Portugal. «O Centro Juvenil Salesiano de Arouca acaba de marcar a história das modalidades em Arouca ao estrear em competição oficial duas equipas de basquetebol masculino dos escalões de formação: de sub-16 e de sub-18. Um lançamento certeiro ao cesto desportivo da colectividade salesiana presidida por Pedro Ferreira Pinto», escreveu nessa altura o RODA VIVA, na edição noticiosa que dava conta da novidade desportiva no município arouquense.
Um ano depois, a associação salesiana ia mais longe e, além da formação, apostava também, pela primeira vez, numa equipa sénior que viria a competir na 2ª Divisão Nacional, um projeto que durou duas temporadas e a que o ex-basquetebolista profissional aveirense João Moutinho deu corpo na qualidade de treinador.
Crescer com o desporto e a competição
Terminada a marcha no escalão sénior, a colectividade salesiana de Arouca mantém a exclusividade da formação com os grupos de jovens basquetebolistas sub-16 e sub-18, orientados hoje por João Portugal, e a dinamização da bola ao cesto junto dos mais novos, os ‘Minis’, trabalhados por Paulo Schmidt.
Ampliar a actividade desportiva para jovens, treinar, jogar, crescer com a experiência e a competição, assim se vai fazendo a história do basquetebol em Arouca, a cargo exclusivo do Centro Juvenil Salesiano. Chegar às escolas e reforçar as bases de recrutamento através de acções de sensibilização para a modalidade é agora outro dos objectivos da associação. O ‘cesto de saída’ foi dado na última semana, numa primeira sessão, que decorreu no Polidesportivo Óscar Silva, com a participação das crianças da EB1 de Arouca e a dinamização de Pedro Cura, director técnico da Associação de Basquetebol de Aveiro. 2023-03-08 MMS/RV