MODALIDADES
 
Centro Juvenil: o basquetebol como oportunidade
 
Um frenesim semanal de agendamentos, concentrações e deslocações para competir
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Arouca também tem a sua experiência “NBA” para crianças e jovens, graças à actividade do Centro Juvenil Salesiano de Arouca, a mais eclética associação do concelho no que respeita a modalidades desportivas. Futebol de formação, atletismo, natação, ginástica acrobática, ténis, voleibol e basquetebol formam um largo leque motivacional, que mobiliza para a manutenção da atividade física e mental cerca de trezentas crianças e jovens. 
Um frenesim semanal de agendamentos, concentrações e deslocações, nas quais se incluem as duas equipas de basquetebol dos escalões de sub-16 e sub-18, ambas a competir nos campeonatos da Associação de Basquetebol de Aveiro.

A modalidade nasceu há sete anos

A modalidade não é de agora, pois foi introduzida no plano de actividades do Centro Juvenil Salesiano em Setembro de 2016, precisamente com duas equipas dos mesmos escalões, treinadas então por Francisco Carvalho e João Portugal. «O Centro Juvenil Salesiano de Arouca acaba de marcar a história das modalidades em Arouca ao estrear em competição oficial duas equipas de basquetebol masculino dos escalões de formação: de sub-16 e de sub-18. Um lançamento certeiro ao cesto desportivo da colectividade salesiana presidida por Pedro Ferreira Pinto», escreveu nessa altura o RODA VIVA, na edição noticiosa que dava conta da novidade desportiva no município arouquense.
Um ano depois, a associação salesiana ia mais longe e, além da formação, apostava também, pela primeira vez, numa equipa sénior que viria a competir na 2ª Divisão Nacional, um projeto que durou duas temporadas e a que o ex-basquetebolista profissional aveirense João Moutinho deu corpo na qualidade de treinador.

Crescer com o desporto e a competição

Terminada a marcha no escalão sénior, a colectividade salesiana de Arouca mantém a exclusividade da formação com os grupos de jovens basquetebolistas sub-16 e sub-18, orientados hoje por João Portugal, e a dinamização da bola ao cesto junto dos mais novos, os ‘Minis’, trabalhados por Paulo Schmidt.
Ampliar a actividade desportiva para jovens, treinar, jogar, crescer com a experiência e a competição, assim se vai fazendo a história do basquetebol em Arouca, a cargo exclusivo do Centro Juvenil Salesiano. Chegar às escolas e reforçar as bases de recrutamento através de acções de sensibilização para a modalidade é agora outro dos objectivos da associação. O ‘cesto de saída’ foi dado na última semana, numa primeira sessão, que decorreu no Polidesportivo Óscar Silva, com a participação das crianças da EB1 de Arouca e a dinamização de Pedro Cura, director técnico da Associação de Basquetebol de Aveiro. 2023-03-08 MMS/RV
 
Arouca

Terça, 28 de Março de 2023

Serviço temporariamente indisponível!

PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"A associação de direito privado AGA recebe mais apoio da Câmara que as restantes 69 associações concelhias todas juntas"

Óscar Brandão (PSD), na última AM

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 85 visitantes online