SOCIEDADE
 
Tarantini, o futebolista-doutor, e Carlos Marinho cativaram estudantes na Semana da Matemática
 
Ricardo Moreira 'Tarantini' deu palestra
Programa de palestras do Agrupamento de Escolas de Arouca
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
«Os sonhos não são mais do que o pontapé de saída para uma vida vivida a fundo». A mensagem dirigida aos jovens é de Ricardo Moreira, o ex-futebolista profissional do Rio Ave, conhecido por Tarantini, que encerrou com êxito o programa de palestras que integrou a Semana da Matemática no Agrupamento de Escolas de Arouca (AEA). Hoje com 39 anos, Tarantini (alcunha que nasceu das parecenças com um antigo jogador argentino) percorre o país como professor, investigador e orador motivacional para contar aos mais novos a sua causa - a de como conseguiu realizar o sonho de ser jogador profissional da Primeira Liga, superando, para isso, obstáculos que exigiram muito sacrifício, mas também muita esperança e confiança nas suas capacidades. Um ideal que alcançou sem descurar o que designou de "Plano A": manter sempre os estudos.

«O doutoramento foi a minha Bola de Ouro»

O menino nascido em Baião passou a formação desportiva em Amarante, saltou mais tarde para a Covilhã e, após 13 épocas a jogar no Rio Ave, acabou a carreira em 2021, precisamente no último jogo em que o FC Arouca venceu os vilacondenses no play-off da subida. Ao sonho feito, junta hoje uma licenciatura (2006), um mestrado (2014) e um doutoramento em ‘Transições de Carreira' (2022), saberes em áreas das Ciências do Desporto que acautelaram a própria transição dos relvados para a vida pós-futebol. "O doutoramento foi a minha Bola de Ouro", relatou Ricardo Moreira às duas plateias de alunos que, na Loja Interactiva de Turismo, foram incansáveis nas perguntas ao vencedor do Prémio Ética no Desporto (2018) e escritor do livro "O Caçador de Sonhos", a mais recente obra autobiográfica que visa inspirar os mais novos a não desistirem dos seus sonhos nem da sua educação e formação académica.

«A minha preocupação são os jovens de hoje»

«Só tenho a dizer bem desta minha vinda a Arouca e destas duas sessões de sala cheia com os alunos. Fui muito bem recebido pelo departamento de matemática da escola e pelo município. Penso que consegui chegar aos alunos, lançar aqui a semente para que eles tenham objectivos e perspectivas de futuro. A minha preocupação são os jovens de hoje. Chegar a eles através do exemplo do meu trajecto. Trazer-lhes o que eu gostava de ter ouvido e de ter lido quando tinha a idade deles. Fiz um trajecto bonito e de que me orgulho e é essa mensagem que lhes pretendo passar, a importância de conhecerem a realidade da vida e de tomarem boas opções», referiu ao RODA VIVA o doutor Tarantini.

Diversidade pedagógica

As comemorações do Dia Internacional da Matemática e do Dia do Pi, dinamizadas pelo Departamento de Matemática, coordenada pela professora Cristina Saavedra, estenderam-se de 13 a 17 de Março, com o apoio de vários parceiros da comunidade. O programa alinhou pela diversidade de intervenções pedagógicas que incluiu concursos, murais, um ‘Pi' humano, iniciativas dirigidas à população sénior do projecto solidário Voz Amiga e um workshop - "Pensamento Computacional com Scracth" dinamizado pelo especialista e autor, professor José Martins. Várias palestras destinadas aos alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário completaram a semana comemorativa dedicada à Matemática. Com a colaboração da Associação de Professores de Matemática (APM) estiveram on-line Hélder Vilarinho ("A Matemática no Cinema e na Televisão"), Inês Guimarães (Grafos - os reis da selva") e José Paulo Viana ("Contar, Combinar, Arranjar e a Matemática.

Matemática tem Magia, por Carlos Marinho

Ainda na Loja Interactiva de Turismo, duas grandes sessões pedagógicas - "Matemática tem Magia" - dirigidas pelo conceituado professor, investigador e autor Carlos Marinho juntaram conhecimento, criatividade e muito humor na interacção que cativou os estudantes da disciplina do ensino básico e secundário. No final, a organização do AEA agradeceu a colaboração da comunidade escolar, da Câmara Municipal (representada pela vice-presidente e vereadora da Educação, Cláudia Oliveira), das Juntas de Freguesia de Arouca-Burgo, Chave, Fermedo, Rossas, S. Miguel do Mato, Tropeço, Urrô, das empresas Alumisoares e Doces Conventuais-Manuel Bastos, da APM e da Porto Editora. A logística contou com o apoio dos Cursos Profissionais de Restauração (Cozinha-Pastelaria e Restaurante-Bar), Multimedia e Animação Sociocultural. 2023-03-17 MMS/RV (texto e fotos)

 
Arouca

Terça, 28 de Março de 2023

Serviço temporariamente indisponível!

PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"A associação de direito privado AGA recebe mais apoio da Câmara que as restantes 69 associações concelhias todas juntas"

Óscar Brandão (PSD), na última AM

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 90 visitantes online