«Os sonhos não são mais do que o pontapé de saída para uma vida vivida a fundo». A mensagem dirigida aos jovens é de Ricardo Moreira, o ex-futebolista profissional do Rio Ave, conhecido por Tarantini, que encerrou com êxito o programa de palestras que integrou a Semana da Matemática no Agrupamento de Escolas de Arouca (AEA). Hoje com 39 anos, Tarantini (alcunha que nasceu das parecenças com um antigo jogador argentino) percorre o país como professor, investigador e orador motivacional para contar aos mais novos a sua causa - a de como conseguiu realizar o sonho de ser jogador profissional da Primeira Liga, superando, para isso, obstáculos que exigiram muito sacrifício, mas também muita esperança e confiança nas suas capacidades. Um ideal que alcançou sem descurar o que designou de "Plano A": manter sempre os estudos. «O doutoramento foi a minha Bola de Ouro»
O menino nascido em Baião passou a formação desportiva em Amarante, saltou mais tarde para a Covilhã e, após 13 épocas a jogar no Rio Ave, acabou a carreira em 2021, precisamente no último jogo em que o FC Arouca venceu os vilacondenses no play-off da subida. Ao sonho feito, junta hoje uma licenciatura (2006), um mestrado (2014) e um doutoramento em ‘Transições de Carreira' (2022), saberes em áreas das Ciências do Desporto que acautelaram a própria transição dos relvados para a vida pós-futebol. "O doutoramento foi a minha Bola de Ouro", relatou Ricardo Moreira às duas plateias de alunos que, na Loja Interactiva de Turismo, foram incansáveis nas perguntas ao vencedor do Prémio Ética no Desporto (2018) e escritor do livro "O Caçador de Sonhos", a mais recente obra autobiográfica que visa inspirar os mais novos a não desistirem dos seus sonhos nem da sua educação e formação académica.
«A minha preocupação são os jovens de hoje»
«Só tenho a dizer bem desta minha vinda a Arouca e destas duas sessões de sala cheia com os alunos. Fui muito bem recebido pelo departamento de matemática da escola e pelo município. Penso que consegui chegar aos alunos, lançar aqui a semente para que eles tenham objectivos e perspectivas de futuro. A minha preocupação são os jovens de hoje. Chegar a eles através do exemplo do meu trajecto. Trazer-lhes o que eu gostava de ter ouvido e de ter lido quando tinha a idade deles. Fiz um trajecto bonito e de que me orgulho e é essa mensagem que lhes pretendo passar, a importância de conhecerem a realidade da vida e de tomarem boas opções», referiu ao RODA VIVA o doutor Tarantini.
Diversidade pedagógica
As comemorações do Dia Internacional da Matemática e do Dia do Pi, dinamizadas pelo Departamento de Matemática, coordenada pela professora Cristina Saavedra, estenderam-se de 13 a 17 de Março, com o apoio de vários parceiros da comunidade. O programa alinhou pela diversidade de intervenções pedagógicas que incluiu concursos, murais, um ‘Pi' humano, iniciativas dirigidas à população sénior do projecto solidário Voz Amiga e um workshop - "Pensamento Computacional com Scracth" dinamizado pelo especialista e autor, professor José Martins. Várias palestras destinadas aos alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário completaram a semana comemorativa dedicada à Matemática. Com a colaboração da Associação de Professores de Matemática (APM) estiveram on-line Hélder Vilarinho ("A Matemática no Cinema e na Televisão"), Inês Guimarães (Grafos - os reis da selva") e José Paulo Viana ("Contar, Combinar, Arranjar e a Matemática.
Matemática tem Magia, por Carlos Marinho
Ainda na Loja Interactiva de Turismo, duas grandes sessões pedagógicas - "Matemática tem Magia" - dirigidas pelo conceituado professor, investigador e autor Carlos Marinho juntaram conhecimento, criatividade e muito humor na interacção que cativou os estudantes da disciplina do ensino básico e secundário. No final, a organização do AEA agradeceu a colaboração da comunidade escolar, da Câmara Municipal (representada pela vice-presidente e vereadora da Educação, Cláudia Oliveira), das Juntas de Freguesia de Arouca-Burgo, Chave, Fermedo, Rossas, S. Miguel do Mato, Tropeço, Urrô, das empresas Alumisoares e Doces Conventuais-Manuel Bastos, da APM e da Porto Editora. A logística contou com o apoio dos Cursos Profissionais de Restauração (Cozinha-Pastelaria e Restaurante-Bar), Multimedia e Animação Sociocultural. 2023-03-17 MMS/RV (texto e fotos)