O actor arouquense Hugo Nicolau Calçada integrou recentemente o elenco da curta metragem “Uma Balada de Amor, Ganância e Vingança”, realizada por Henrique Linhales Rangel, e que foi uma das dez finalistas na categoria de Ficção, dos Prémios Sophia Estudante 2023, que se realizou este mês em Albufeira.
Segundo adiantou ao RODA VIVA, «foi um dos meus primeiros trabalhos depois de regressar a Portugal; faço o papel de ‘Jagunço’, um dos personagens desta história a preto-e-branco, com cheiro a western».
Com projecção internacional, e ainda quando estava em Londres, fez uma personagem fugaz no filme “Luther” - O Cair da Noite, protagonizado por Idris Elba e Andy Serkis (d’O Senhor dos Anéis). A película é realizada por Jamie Payne, produzido pela BBC e está a ser distribuída mundialmente na plataforma Netflix. «Neste tenho um pequeno papel de um pai português de uma das meninas desaparecidas na história. Um facto curioso é que falo em língua portuguesa na cena». RV 2023-03-13