SOCIEDADE
 
Agrupamentos de Arouca e de Escariz trabalham em rede programa PISA para as Escolas
 
Competências de Matemática, Leitura, Ciências e Sócio-emocionais
 
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A escola-sede do Agrupamento de Arouca acolheu, dia 16 de Novembro, um workshop que reuniu mais de meia centena de professores do AE de Arouca e do AE de Escariz para, em trabalho colaborativo, analisarem os resultados obtidos pelos alunos de ambas as instituições nos testes ‘PISA para as Escolas' e traçarem as linhas de construção de um plano de melhoria das aprendizagens. Na condução dos trabalhos esteve Gonçalo Xufre, Coordenador Nacional do Projecto Pisa para as Escolas nos Municípios. Uma jornada de trabalho que teve também a participação dos directores dos dois agrupamentos escolares, Amélia Rodrigues e Vitor Venceslau.

Competências de Matemática, Leitura, Ciências e Sócio-emocionais

O Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (PISA) para as Escolas «tem como objectivo essencial avaliar a forma como os alunos de 15 anos aplicam as competências que têm a Matemática, Leitura e Ciências face a problemas que os colocam perante situações de contexto real. Não se trata de avaliar o currículo escolar ou apenas os conhecimentos adquiridos. Trata-se de analisar como no final da escolaridade básica os alunos são capazes de raciocinar e usar os conceitos aprendidos, bem como as ferramentas adquiridas, para explicar e prever fenómenos.» Uma das novidades do PISA para as Escolas nos Municípios é a inclusão da avaliação de competências sócio-emocionais dos alunos, permitindo perceber de que modo o género e o índice socioeconómico dos alunos influenciam as suas competências. Estão envolvidas no programa PISA 276 escolas portuguesas e 11 327 no âmbito da OCDE. O estudo permite ainda situar os desempenhos das escolas de cada região relativamente aos indicadores nacionais e internacionais e é operacionalizado pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

Aprendizagem colaborativa e em rede

O Município de Arouca, representado no workshop por Sofia Teixeira, foi um dos municípios pioneiros na adesão a este instrumento de avaliação educativa que, em articulação com os dois agrupamentos, foi aplicado, no ano lectivo 2020/2021, a uma amostra de 91 alunos arouquenses. O processo tem como objectivo «potenciar a aprendizagem colaborativa das escolas de uma determinada região» através da partilha de informação, da reflexão e do trabalho colaborativo em rede. Em Arouca, juntou docentes das estruturas de gestão e educativas, do pré-escolar ao ensino secundário, nomeadamente da Direcção, Coordenadores de Departamento, docentes assessores e elementos das equipas de auto-avaliação.

Boas práticas e desafios

«Como aumentar a percepção dos alunos para o impacto positivo da escola e consequentemente a sua atitude e motivação? O que poderia ser feito a nível de escola ou municipal para trabalhar a melhoria do desempenho da leitura? A escola está a tirar partido do maior potencial de capacitação tecnológica proporcionada pela pandemia?» foram algumas das questões tratadas por ambos os agrupamentos, bem como a percepção mútua sobre os seus desafios e boas práticas. As reuniões de trabalho PISA para as Escolas vão prosseguir, depois de duas sessões anteriores, de apresentação preliminar dos relatórios de resultados e de uma primeira análise em sede de cada uma das unidades. 2023-11-18 Manuel Matos Sousa/RV

 
Arouca

terça, 28 de novembro de 2023

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"Continuamos à espera que possamos ter um grande auditório municipal"

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