POLÍTICA LOCAL
 
Autarca Vitor Carvalho e dirigentes PSD visitaram Alvarenga
 
Reunião com agentes locais
«Freguesia com o desenvolvimento hipotecado face à ausência de respostas dos poderes públicos», refere comunicado social-democrata
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
COMUNICADO | Uma Comissão constituída por autarcas e dirigentes do Partido Social Democrata de Arouca visitou no passado sábado a freguesia de Alvarenga. Dos contactos com a população e com os responsáveis das instituições locais ficou um conjunto de evidências sobre a ausência de respostas aos inúmeros problemas da freguesia, cuja responsabilidade é repartida entre o poder local socialista (Junta e Câmara) e o governo do país.
Uma das situações analisadas foi a mau estado da EN 225 - principal ligação entre Castro Daire, no Distrito de Viseu e Arouca, que é também a única via complementar e alternativa à estrada EN321, que atravessa o maciço central da Serra de Montemuro. Tal situação é não só fruto de uma irresponsabilidade do estado central como da incapacidade do poder local em afirmar estas justa reivindicação. 
Na mesma linha da ineficácia do estado central está o sucessivo adiamento do quadro jurídico (no âmbito do PRR) que permita o apoio financeiro às IPSS, sendo que no caso de Alvarenga visa a construção de uma valência de cuidados continuados. Na mesma linha foi defendido que o município deveria ter um gabinete de apoio a estas instituições, sendo também crucial um novo regulamento de apoio às associações, que atualize os valores de referência, dado que os que existem estão ultrapassados pelos anos de vigência do mesmo. 
A freguesia luta ainda por obras do primeiro patamar de desenvolvimento, desde as vias de comunicação, ao abastecimento de água (como foi lembrado é lamentável que uma terra com tantas nascentes pague das águas mais caras do país) e saneamento, sobretudo nos lugares a nascente da freguesia.
No campo desportivo esta comunidade deixou um profundo lamento sobre o que aconteceu ao seu clube de futebol, tendo sido defendido a importância de tudo ser feito de forma a salvaguardar e rentabilizar o investimento que foi feito no campo Reinaldo Noronha, que é propriedade da Junta de Freguesia. Na mesma linha de pensamento crítico está o que foi propagandeado pela Câmara sobre a Casa da Picota -  um projeto virtual que aparece e desaparece, dependendo da proximidade do ano de eleições.
A deficiente rede de transportes públicos foi outro dos assuntos abordados, tal como o fim do posto dos correios, assim como as obras de "Santa Engrácia” do Centro Cultural que, apesar dos milhares de euros gastos, tarda a ser concluída com o grau de qualidade que é exigido a um equipamento coletivo.  
A má gestão dos terrenos da zona industrial (usados para outros fins aos que não estavam previstos no regulamento, a que acresce a muito propalada fábrica de cerveja anunciada com pompa e circunstância, em 2016, e que nunca foi construída), foi outro dos pontos assinalados, sendo apontado como mais um exemplo revelador de uma autarquia incapaz de acautelar o interesse público.
Face a este quadro os dirigentes e autarcas do PSD mostram a sua solidariedade com os alvarenguenses, face às suas justas reivindicações, prometendo nos diferentes órgãos autárquicos defender os seus legítimos interesses. Arouca, 17 de maio de 2023, PSD/Arouca
 
Arouca

Terça, 30 de Maio de 2023

Serviço temporariamente indisponível!

PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Neste ambiente associativo todos são precisos"

Diogo Teixeira, presidente do Centro Desportivo e Recreativo de São Pedro de Nabais, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 86 visitantes online