SOCIEDADE
 
Hotel ‘Paradinha Village’ está a funcionar sem alvará de utilização
 
Empreendimento teve estatuto de ‘interesse municipal’ e conta com financiamento comunitário
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
O empreendimento turístico Symphony Hotels - Paradinha Village, na aldeia histórica da Paradinha, na margem direita do rio Paiva na freguesia de Alvarenga, está a funcionar e a receber clientes sem ter o competente alvará de utilização emitido pela Câmara Municipal (no site https://www.syntonyhotels.com/ da empresa do grupo Farcimar já se publicitam preços de alojamento e fazem-se reservas desde há cerca de um ano). Esta aparente ilegalidade foi confirmada ao RODA VIVA pela autarquia, que informa que o processo administrativo não está encerrado: «Está ainda a decorrer nos serviços municipais procedimento de licenciamento de operação urbanística».
O assunto foi trazido à última sessão da Assembleia Municipal pelo deputado do CDS Pedro Bastos - no ponto em que se discutia a atribuição do estatuto de ‘interesse municipal’ ao empreendimento em curso para centro hípico e equipamento turístico na vila de Arouca, na zona de São Pedro [aprovação por unanimidade com apenas uma abstenção, do deputado PS Jorge Sousa] - que interpelou a presidente da Câmara quanto ao investimento similar na aldeia da Paradinha, que teve o mesmo estatuto de excepção, mas cuja inauguração nunca foi anunciada apesar de formalmente estar já em funcionamento e a cobrar estadias a turistas. Margarida Belém preferiu não comentar o assunto, deixando apenas escapar a informação de eventuais dificuldades de aprovação final pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).
Recorde-se que o hotel em causa – conjunto de 11 casas com tipologias T0 a T2 e piscina – foi polémico nas várias fases de implementação: aprovação em área de reserva natural, queixas de concorrência de um empreendimento para o mesmo local que foi ‘chumbado’, falta de infra-estruturas de esgotos e outras de apoio no local, e críticas quanto à solução arquitectónica escolhida (um projecto do arquitecto Samuel Gonçalves, da empresa Summary). O investimento tem comparticipação de fundos comunitários pelos programas Norte2020 e Portugal2020. RV 2023-03-07
 
Arouca

Terça, 28 de Março de 2023

Serviço temporariamente indisponível!

PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"A associação de direito privado AGA recebe mais apoio da Câmara que as restantes 69 associações concelhias todas juntas"

Óscar Brandão (PSD), na última AM

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 98 visitantes online