SOCIEDADE
 
Erasmus: Agrupamento de Escolas de Arouca recebeu parceiros de Itália e Grécia
 
Uma primeira experiência gastronómica da semana foi reservada às pataniscas, ao caldo verde, ao bacalhau com broa e ao leite-creme
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
No âmbito do Programa Erasmus, o Agrupamento de Escolas de Arouca acolheu durante esta semana os seus parceiros europeus de Itália e Grécia, vindos das cidades de Perúgia e Lesbos, respectivamente. A comitiva internacional foi composta por 26 pessoas, 15 alunos e dois professores italianos do Istituto Tecnico Tecnologico Statale Alessandro Volta, e seis alunos e três professores gregos da Model High School of Mytilene of the University of the Aegean. A mobilidade internacional realizou-se no âmbito do projecto "Dare to Le@rn in Europe!" - Erasmus + Escolar, um projecto delineado pela escola arouquense destinado a alunos do ensino secundário e também a professores do agrupamento.

Salas de aula, pataniscas e caldo verde, espantalhos e muito mais

O programa multifacetado visou promover a união na diversidade e contemplou sessões de sensibilização à língua e cultura portuguesa, actividades de sala de aula e workshops de grupos disciplinares de cursos científico-humanísticos (Biologia, Química, Matemática, Inglês e Informática) e de cursos profissionais (Restauração e Electrónica) escolhidos em função da área de estudos dos alunos visitantes. Um dos professores gregos realizou também formação na modalidade job-shadowing em aulas de Filosofia e História.
A primeira experiência gastronómica da semana foi reservada às pataniscas, ao caldo verde, ao bacalhau com broa e ao leite-creme, iguarias típicas trabalhadas por todos os parceiros e degustadas no Restaurante Pedagógico da Escola Secundária.
A partilha de boas práticas no âmbito do programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu (EEPE) e da cidadania europeia foi outro dos momentos significativos do intercâmbio entre as três escolas parceiras que têm em comum o facto de serem escolas EEPE. A troca de experiências de cidadania activa, convívio e danças culminaram na aproximação entre estudantes portugueses, italianos e gregos no desafio que foi construir um genuíno espantalho, tradição que juntou jovens e seniores do Espaço Sénior da Câmara Municipal de Arouca.
Da agenda semanal de actividades constou ainda um roteiro cultural que teve a colaboração da Câmara Municipal e da Associação Geoparque e incluiu a visita a pontos de referência patrimonial e turística do município, como o centro histórico, os Passadiços do Paiva e a Ponte Pedonal 516. Os estudantes estrangeiros quiseram ainda conhecer o clube da Primeira Liga, o FC Arouca, tendo a direcção e o plantel recebido os visitantes, agraciando todos com um cachecol de recordação.

«Promover a cidadania europeia, a solidariedade e a paz»

«A tipologia deste projecto é dar formação a alunos e a professores, não se limita a ser uma partilha de boas práticas. Os alunos e professores que nos visitam têm a oportunidade de ver como funcionam o nosso agrupamento, as nossas aulas, há sessões de aprendizagem. Este projecto Erasmus cumpre os objectivos do Projecto Educativo e as competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. São projectos fundamentais na promoção dos valores de cidadania europeia, aproximar cidadãos de diferentes países é um forte contributo para promover a solidariedade e a paz. Nestes intercâmbios os alunos aprendem muito em contextos inovadores», realçou Amélia Rodrigues, directora do AE de Arouca.

«Os alunos saem muito enriquecidos deste tipo de experiências»

Há mais de uma década envolvida neste tipo de interacções internacionais, cujo financiamento é assegurado por fundos europeus através a agência nacional Erasmus+, a coordenadora do projecto no AE Arouca, professora Manuela Belém, salienta as virtudes destes projectos para as escolas e para todos os envolvidos.
«Ao envolvermo-nos nestes projectos europeus temos como objectivo contribuir para o desenvolvimento da escola, mas também dos nossos alunos enquanto cidadãos do mundo, uma cidadania inclusiva. Por outro lado, a interacção em contexto real de comunicação, dentro ou fora da escola, dá um sentido real à aprendizagem, o que a torna mais eficaz e duradoura. A nossa escola tem já uma larga experiência nestes projectos e o balanço que fazemos é o da confirmação de que os alunos saem muito enriquecidos deste tipo de experiências, o que é muito gratificante para nós», referiu a docente de Inglês.
O agrupamento tem já em preparação novas mobilidades europeias a Perúgia, Lesbos, Helsínquia e Reykjavik no âmbito do projecto "Dare to Le@rn in Europe!". A escola desenvolve ainda outros projectos Erasmus específicos para os cursos profissionais. 2023-03-02 MS/RV

 
Arouca

Terça, 28 de Março de 2023

Serviço temporariamente indisponível!

PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"A associação de direito privado AGA recebe mais apoio da Câmara que as restantes 69 associações concelhias todas juntas"

Óscar Brandão (PSD), na última AM

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 89 visitantes online