ASSOCIATIVISMO
 
Rafael Vaz despede-se da liderança da FAJDA
 
Rafael Vaz na sede da FAJDA, em Arouca
«Cumpriu-se um considerável investimento na sede desta federação distrital situada em Arouca»
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Rafael Vaz, presidente da FAJDA, eleito pela primeira vez em 2016 e reeleito em 2019, deixará a liderança desta estrutura no próximo dia 27 de Novembro, durante o 16º Encontro de Associações Juvenis do Distrito de Aveiro que se realizará em Oliveira de Azeméis.
O dirigente ilhavense, antigo presidente do Grupo de Jovens "A Tulha" e actual presidente do Conselho Inter Regional da FNAJ - Federação Nacional das Associações Juvenis, deixa assim a estrutura que representa mais de 100 associações juvenis e de carácter juvenil junto dos organismos públicos e privados.
Ao fim de mais de seis anos na liderança da Federação, o ainda presidente salienta a honra que sempre o acompanhou enquanto porta-voz de um movimento tão relevante e dinâmico na região e no país.
Da sua liderança destaca-se a proximidade às associações que incutiu desde a primeira hora com a criação dos Roteiros de Proximidade, que permitiu visitar in loco e ao longo deste período dezenas de associações do Distrito, acompanhados de uma forte representatividade da federação nas principais iniciativas das associações do distrito, reforçando sempre a proximidade e acompanhamento do trabalho das associações.
Paralelamente a esta proximidade cumpriu-se um considerável investimento na sede desta federação distrital situada em Arouca, quer ao nível dos equipamentos quer no que toca à requalificação do edifício e da sua envolvente, permitindo assim uma maior e melhor utilização daquele espaço, em particular por associações locais e de concelhos vizinhos.
Destaca-se ainda o papel reivindicativo que a federação alcançou e sempre demonstrou ao longo destes seis anos na defesa dos superiores interesses do movimento associativo do distrito, junto do Governo, da Assembleia da República e em particular do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, através de audiências com membros do governo, dirigentes do IPDJ e com os Grupos Parlamentares na Assembleia da República, reivindicando sempre por mais e melhores políticas de juventude, sempre de forma construtiva e cooperante com os diversos sectores do Associativismo Juvenil, tornando-se desta forma numa voz activa e conciliadora do movimento.
Ao nível local, fruto do trabalho desenvolvido junto das autarquias, a Federação ganhou assento nos Conselhos Municipais de Juventude dos Municípios de Santa Maria da Feira, Ovar e Arouca, tendo ainda, Rafael Vaz, sido eleito, enquanto presidente da Federação, Conselheiro no Conselho Consultivo Regional do IPDJ em representação das Federações da Região Centro.
Rafael Vaz, deixa uma palavra de reconhecimento e gratidão ao movimento associativo do distrito pelo trabalho que as associações desenvolvem nas suas comunidades, com um papel fundamental na definição das suas identidades e dinâmicas e um profundo agradecimento a todos os que acompanharam e contribuíram para o sucesso destes dois mandatos.
Salienta ainda a importância de projectar e reformar o futuro do movimento, defendendo que devem ser limados alguns aspectos da actual lei do associativismo, sob pena de se hipotecar o futuro do movimento associativo juvenil e a sua essência, considerando que ao nível central e político a gestão das áreas da juventude e do desporto devem ser repensadas. Este é um trabalho que deve ser feito conjuntamente pelo movimento e pela tutela.
Acredita ainda que este quadro político é o momento ideal para estudar uma alteração à lei orgânica do IPDJ-Instituto Português do Desporto e Juventude, que permita um reforço da representação das Direcções Regionais, um claro e necessário investimento nos recursos humanos deste organismo, em particular nos serviços distritais, e ainda a requalificação das infra-estruturas do IPDJ, tornando-as, como já o foram, em verdadeiros espaços de criação, estudo e desenvolvimento juvenil nos diversos distritos. A Direcção da Federação 2022-11-19
 
Arouca

Terça, 29 de Novembro de 2022

Serviço temporariamente indisponível!

PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Quero ser sepultado com a farda dos Bombeiros Voluntários de Arouca"

Arlindo Soares, primeiro instrutor dos BVA, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | visitantes online