SOCIEDADE
 
Arouca Agrícola incentiva a melhores práticas em prol do meio ambiente
 
Criar harmonia entre a fauna e a flora existentes e o cultivo agrícola
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
O projecto Arouca Agrícola tem nas suas várias vertentes a preocupação com a sustentabilidade dos modos de produção no concelho. Desta forma, nos últimos meses, tem sido feito um acompanhamento técnico, que vai de encontro a uma consciencialização dos produtores locais em adquirir práticas agrícolas mais sustentáveis para o território, sendo o Modo de Produção Biológico aquele que se enquadra nesta estratégia. Os princípios desta forma de produzir têm por base a preservação e utilização da natureza e biodiversidade a favor das culturas, isto é, criar uma harmonia entre a fauna e a flora existentes e o cultivo agrícola.
No âmbito da estratégia para a agricultura biológica do Arouca Agrícola decorrem semanalmente sessões de formação teóricas e práticas, integradas no módulo de formação de Modo de Produção Biológica, que pretende capacitar os produtores pertencentes ao projecto. Integrada nesta formação irão ainda decorrer mais dois módulos cujas temáticas serão Cultura de Hortícolas em Modo de Produção Biológico e Cultura de Pomares em Modo de Produção Biológico.
Para além da formação contínua que decorre semanalmente em parceria com a Associação Florestal entre Douro e Vouga (AFeDV), ao abrigo do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu e Estado Português, foi dinamizada uma acção de sensibilização complementar sobre Gestão de Pragas e Doenças em Modo de Produção Biológico, que decorreu de uma parceria entre o CLDS 4G AroucaInclui - ADRIMAG e o projecto Arouca Agrícola - Arouca Geopark. Ainda no âmbito desta parceria, com o intuito de partilhar novas realidades no sector agrícola, estão previstas outras acções complementares, entre as quais se destaca uma visita técnica a quintas em Modo de Produção Biológico no concelho de São Pedro do Sul. Este ciclo de formações tem sido dinamizado por Ana Lopes e António Strecht, engenheiros agrónomos, com uma vasta experiência em agricultura biológica. VM/AGA 2020-07-28
 
Arouca

Quinta, 13 de Agosto de 2020

Actual
Temp: 16º
Vento: NNW a 2 km/h
Precip: 0 mm
Pouco Nublado
Sex
T 23º
V 3 km/h
Sáb
T 21º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
 
A Frase...

"Ser padre é dar a vida, renunciar muitas vezes às minhas vontades, ouvir os sofrimentos das pessoas e sofrer com elas"

Misael Fermín Calderon, o novo vigário paroquial de Arouca

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 25 visitantes online