SOCIEDADE
 
'Montanhas Mágicas' renovam certificação como destino turístico sustentável
 
Locais emblemáticos das 'Montenhas Mágicas'
O território classificado ocupa uma área de aproximadamente 1.700 km2, abrangendo as serras da Freita, Arada, Arestal e Montemuro
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Realizou-se no passado dia 2 de Dezembro, no Comité das Regiões, em Bruxelas, a cerimónia de entrega de certificados da Carta Europeia de Turismo Sustentável, onde, entre outras Áreas Protegidas e Classificadas da Europa, o território Montanhas Mágicas® foi distinguido como "Destino Turístico Sustentável".
Esta certificação é um importante reconhecimento do trabalho já desenvolvido pela ADRIMAG e pelos agentes locais deste território montanhoso do Centro/Norte de Portugal, mas também uma inspiração para que o desenvolvimento turístico sustentável continue a ser uma das grandes prioridades deste território. Para que tal aconteça são fundamentais o trabalho em rede, a cooperação, a capacitação e certificação dos agentes locais, a inovação, a diferenciação, e o respeito pelos valores naturais e culturais, salvaguardando a sua preservação e conservação.
A CARTA EUROPEIA DE TURISMO SUSTENTÁVEL (CETS) é uma ferramenta de gestão prática que permite desenvolver o turismo de forma sustentável em Áreas Protegidas e/ou Classificadas.
O território Montanhas Mágicas® ocupa uma área de aproximadamente 1.700 km2, onde se destacam cinco áreas classificadas - quatro Sítios da Rede Natura 2000 e um Geoparque Mundial da UNESCO - abrangendo as serras da Freita, Arada, Arestal e Montemuro e os Municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra.
Consciente da relevância dos valores naturais e culturais deste território a ADRIMAG, com o apoio dos parceiros locais, públicos e privados, apresentou uma candidatura à Federação EUROPARC, em 2013, com o objectivo de ver este território reconhecido como destino turístico sustentável, com base nos princípios e na metodologia de trabalho da CARTA EUROPEIA DE TURISMO SUSTENTÁVEL.
A candidatura teve por base a elaboração de uma Estratégia e de um Programa de Acção para cinco anos, constituído por um conjunto de projetos/ações, que tinham como principal objectivo desenvolver o turismo de forma sustentável, neste território de sete municípios. A referida candidatura foi aprovada e, de 2013 a 2017, diversos projectos/acções foram desenvolvidos, destacando-se, nomeadamente:
- a implementação da Rota da Água e da Pedra das Montanhas Mágicas, uma rota de turismo de natureza supramunicipal, promovida pela ADRIMAG, que abrange os 7 municípios do território e que conta com o envolvimento e apoio de todas as Câmaras Municipais (www.rota-ap.pt);
- os "Passadiços do Paiva", projeto promovido pelo Município de Arouca (http://www.passadicosdopaiva.pt/);
- o Plano de Gestão e Salvaguarda do Vale do Bestança, no qual se inclui o Centro de Interpretação Ambiental do Vale do Bestança e a Rede de Percursos Pedestres e de BTT, promovidos pelo Município de Cinfães;
- o Plano Editorial e o Plano Virtual das Montanhas Mágicas, através dos quais passaram a ser disponibilizadas ao público, ferramentas e conteúdos de promoção do território, tais como o website www.momntanhasmagicas.pt, páginas nas redes sociais (facebook, instagram, twitter, youtube), guias, mapas, brochuras, filmes promocionais, entre outros;
- a Ecopista do Vouga, projecto promovido pelo Município de Sever do Vouga.
Em 2018, foi elaborado um Relatório de Auto-avaliação do trabalho desenvolvido no período 2013-2017 e, no início de 2019, juntamente com este relatório, foi apresentada à Federação EUROPARC a candidatura de Reavaliação da Carta Europeia de Turismo Sustentável, com novo Programa de Acção para o período 2018-2022.
Este processo contou, uma vez mais, com o apoio e participação dos 7 municípios do território, bem como de agentes locais ligados ao sector do turismo, tais como empresas, associações, artesãos, produtores locais, e outras pessoas e instituições que demonstraram interesse em participar nas reuniões temáticas e fóruns realizados.
Em Julho de 2019 realizou-se a Visita de Auditoria da Federação EUROPARC às Montanhas Mágicas e, em Setembro, a ADRIMAG recebeu notificação de aprovação da candidatura. Em Dezembro, realizou-se a cerimónia de entrega dos respectivos certificados, no Comité das Regiões, em Bruxelas. CG 2019-12-05
 
Arouca

Terça, 29 de Setembro de 2020

Actual
Temp: 18º
Vento: NE a 0 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Qua
T 20º
V 3 km/h
Qui
T 16º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"O município desinvestiu nos jovens"

Ricardo Martins, lider da Juventude Popular, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 32 visitantes online