SOCIEDADE
 
Edição 2019 do 'Arouca Film Festival' alargada a oito dias
 
Exibição de filmes decorrerá no auditório da Loja Interactiva
Certame cinematográfico decorre entre 5 e 15 de Setembro
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A maior edição de sempre do Arouca Film Festival de 5 a 15 de Setembro na vila de Arouca. Pela primeira vez, o Festival decorre ao longo de oito dias.
"Desta forma vamos dar resposta ao apelo dos participantes que sentem a necessidade de mais espaços de discussão de temáticas emergentes no mundo do cinema e que exigem reflexão por quem se dedica à produção, realização e difusão de obras cinematográficas", esclarece João Rita, director do festival e presidente do Cine Clube de Arouca.
A 17ª edição do Arouca Film Festival recebeu cerca de 700 filmes de todo o mundo. Destes, 55 foram seleccionados nas categorias de ficção, documentário, passando pela animação, videoclip e filmes experimentais. Todos serão projectados e estarão em competição pelos "Prémios Lousa". Um número que representa um recorde de projecção com mais 14 filmes comparativamente com a edição anterior.
Entre as estreias deste ano está a criação de uma secção de "Longas metragens", destinada à promoção e divulgação do cinema português" e da "Enterprise Smart Video", uma mostra mundial de filmes realizados em ambiente empresarial, na sua maioria por operários. Uma categoria que pretende estimular a criatividade e a apetência no uso do vídeo também na região.
Em destaque nesta edição está a ainda a presença quase transversal nos filmes em concurso de questões relacionadas com "a homofobia e as relações interpessoais, reforçando a ideia do respeito pelo outro, pela diferença e o apelo à tolerância, ao diálogo e à liberdade de pensamento", revela João Rita.
Para o director do festival, estas temáticas são "extremamente importantes no actual contexto mundial" e um reflexo das "preocupações dos realizadores pela criação de um mundo mais aberto, mais justo, livre e tolerante, demonstrando o papel catalisador do cinema na mudança social".
Ao longo de 16 anos, o festival tem conseguido "manter um espírito inovador". Este ano não será excepção: "durante oito dias, Arouca será a "Vila do Cinema de Portugal" garante João Rita.
O Arouca Film Festival tem o objectivo de estimular a criação de novos projectos cinematográficos, colmatando a falta de apoios à promoção e divulgação, e impõe-se como um espaço alternativo ao circuito comercial, projectando alguns dos melhores filmes que se produzem no mundo. O Festival quer contribuir para a descentralização da cultura e com um acesso livre e facilitado a conteúdos de elevado valor artístico. AFF 2019-08-17
 
Arouca

Quinta, 23 de Janeiro de 2020

Actual
Temp: 9º
Vento: ESE a 8 km/h
Precip: 3.3 mm
Chuva
Sex
T 11º
V 5 km/h
Sáb
T 12º
V 0 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
 
A Frase...

"A minha abstenção nas GOP e Orçamento deveu-se à falta de soluções para a minha freguesia"

Alberto Nunes, autarca de Albergaria e Cabreiros, em entrevista ao RV

PUB.
EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 34 visitantes online