SOCIEDADE
 
Edição 2019 do 'Arouca Film Festival' alargada a oito dias
 
Exibição de filmes decorrerá no auditório da Loja Interactiva
Certame cinematográfico decorre entre 5 e 15 de Setembro
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A maior edição de sempre do Arouca Film Festival de 5 a 15 de Setembro na vila de Arouca. Pela primeira vez, o Festival decorre ao longo de oito dias.
"Desta forma vamos dar resposta ao apelo dos participantes que sentem a necessidade de mais espaços de discussão de temáticas emergentes no mundo do cinema e que exigem reflexão por quem se dedica à produção, realização e difusão de obras cinematográficas", esclarece João Rita, director do festival e presidente do Cine Clube de Arouca.
A 17ª edição do Arouca Film Festival recebeu cerca de 700 filmes de todo o mundo. Destes, 55 foram seleccionados nas categorias de ficção, documentário, passando pela animação, videoclip e filmes experimentais. Todos serão projectados e estarão em competição pelos "Prémios Lousa". Um número que representa um recorde de projecção com mais 14 filmes comparativamente com a edição anterior.
Entre as estreias deste ano está a criação de uma secção de "Longas metragens", destinada à promoção e divulgação do cinema português" e da "Enterprise Smart Video", uma mostra mundial de filmes realizados em ambiente empresarial, na sua maioria por operários. Uma categoria que pretende estimular a criatividade e a apetência no uso do vídeo também na região.
Em destaque nesta edição está a ainda a presença quase transversal nos filmes em concurso de questões relacionadas com "a homofobia e as relações interpessoais, reforçando a ideia do respeito pelo outro, pela diferença e o apelo à tolerância, ao diálogo e à liberdade de pensamento", revela João Rita.
Para o director do festival, estas temáticas são "extremamente importantes no actual contexto mundial" e um reflexo das "preocupações dos realizadores pela criação de um mundo mais aberto, mais justo, livre e tolerante, demonstrando o papel catalisador do cinema na mudança social".
Ao longo de 16 anos, o festival tem conseguido "manter um espírito inovador". Este ano não será excepção: "durante oito dias, Arouca será a "Vila do Cinema de Portugal" garante João Rita.
O Arouca Film Festival tem o objectivo de estimular a criação de novos projectos cinematográficos, colmatando a falta de apoios à promoção e divulgação, e impõe-se como um espaço alternativo ao circuito comercial, projectando alguns dos melhores filmes que se produzem no mundo. O Festival quer contribuir para a descentralização da cultura e com um acesso livre e facilitado a conteúdos de elevado valor artístico. AFF 2019-08-17
 
Arouca

Terça, 17 de Setembro de 2019

Actual
Temp: 18º
Vento: ESE a 3 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Qua
T 25º
V 0 km/h
Qui
T 26º
V 0 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
INQUÉRITO
No ano em que a Feira das Colheitas assinala as bodas de diamante (75°), a organização deve reforçar a aposta...
 
 
A Frase...

"Podemos pensar e sonhar que iremos subir de divisão"

Henrique Nunes, treinador do FCA, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 23 visitantes online