SOCIEDADE
 
Conferência em Arouca: Revitalização da Democracia e Combate à Corrupção
 
João Cravinho
Ex-ministro João Cravinho é o orador convidado
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Revitalização da Democracia e Combate à Corrupção é o tema da próxima sessão das "Conferências de Arouca", integrada no programa de comemorações do 25 de Abril em Arouca, que terá lugar neste sábado (dia 4 de Maio), às 17h00, no auditório da Loja Interactiva de Turismo.
A democracia conquistada no 25 de Abril, para crescer, tem que ser objecto de cuidado, todos os dias, permanentemente, e alimentada com múltiplos ingredientes. Se assim não for, como todo o ser vivo que não é alimentado, também ela tende a estiolar. Daí resultam prejuízos para todos, que nem sempre sabemos avaliar adequadamente, mesmo que alguns possam daí retirar vantagens imediatas.
Um dos seus ingredientes principais é a luta contra a corrupção, que sabemos destruir as bases da confiança, da equidade, da solidariedade e da justiça. Ou se desenha e implementa uma estratégia coerente de combate à corrupção, ou será a própria democracia que, pouco a pouco, vai sendo esvaziada do seu conteúdo fundamental.
Com esta iniciativa pretende-se mostrar que a corrupção, em Portugal, como em outros países, mas com características particulares entre nós, corrói, umas vezes silenciosamente, outras vezes com estrondo, as bases fundamentais da democracia. Vamos procurar conhecer o funcionamento dos seus mecanismos e debater o envolvimento dos órgãos de soberania, em particular do Governo e da Assembleia da República, no seu combate.
João Cravinho é o orador convidado. Engenheiro civil, possui uma ampla carreira política, no pós-25 de Abril, de âmbito parlamentar e governamental. Foi Ministro da Indústria e Tecnologia (1975) e Ministro do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território (1995). Enquanto deputado, foi promotor, entre outras, da proposta de lei de combate à corrupção (rejeitada em Plenário em 2006). Preside, actualmente, à Comissão Independente para a Descentralização. CMD 2019-05-03
 
Arouca

Segunda, 22 de Julho de 2019

Actual
Temp: 31º
Vento: W a 3 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Ter
T 26º
V 2 km/h
Qua
T 28º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
A providência cautelar interposta pela Lista A às eleições do FCA vai ter como desfecho o...
 
 
A Frase...

"Mansores está em contra-ciclo, no próximo ano lectivo vamos abrir duas salas de ensino pré-escolar com quarenta crianças"

Jorge Oliveira, presidente da JF Mansores, em declarações ao RV

PUB.
EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 36 visitantes online