ASSOCIATIVISMO
 
Câmara comparticipa no orçamento do geoparque com 250 mil euros
 
A sede da AGA, na vila de Arouca
Associação que gere os equipamentos e sítios turístico-geológicos do concelho completa dez anos em Junho
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
No passado dia 27 de Dezembro, foi aprovado, em reunião de assembleia geral da AGA - Associação Geoparque Arouca, por unanimidade, o Plano de Actividades e Orçamento para o ano 2018, proposto pela direcção. Deste plano fazem parte a estratégia e actividades definidas para este novo ano, com o objectivo de responder às necessidades de valorização e dinamização do património natural e cultural do território classificado Arouca Geopark, enquanto Geoparque Mundial da UNESCO.
De salientar da dinâmica desta entidade, as três candidaturas já aprovadas, designadamente, o projecto 'Geonatura' (programa Norte 2020 da CCDRN), o projecto de cooperação 'Atlantic Geoparks' (programa INTERREG Eixo Atlântico) e o projecto 'Arouca Geopark 4.0 Smart Geotourism Destination' (programa Valorizar do Turismo de Portugal), que permitirão alavancar verbas para a realização de um conjunto significativo de ações materiais e imateriais. Assim, prevê-se entre outras actividades a organização da conferência 'Geoparques, destinos de natureza e estilos de vida saudáveis'; a criação de uma exposição itinerante sobre a riqueza natural deste território; a elaboração de dois guias, um de apoio ao visitante e outro de natureza do rio Paiva; o lançamento de um programa de animação e valorização das aldeias tradicionais, a participação em feiras internacionais de turismo e a dinamização de projectos educativos na área da biodiversidade e arqueologia.
Com um orçamento previsto de 711.800 euros, a AGA, presidida pelo município de Arouca, prevê uma comparticipação financeira de 50% por parte dos Fundos Europeus, de 35% por parte do município e de 15% resultante de receitas próprias.
A 9 de Junho de 2018, a AGA, celebrará 10 anos de existência e de trabalho, em prol do desenvolvimento sustentável do concelho de Arouca e da região. Esta década ficará, certamente, marcada pela afirmação de uma estratégia de marketing territorial assente na valorização do seu património geológico, pela gestão de estruturas e equipamentos de apoio ao turismo e escoamento de produtos locais, designadamente, o espaço interpretativo da Casa das Pedras Parideiras, o piso panorâmico do Radar Meteorológico de Arouca, a Loja Interactiva de Turismo, o Mercado Local - Arouca Agrícola e as seis plataformas de observação e interpretação de geossítios. VM/AGA 2018-01-04
O plano de actividades e orçamento 2018 pode ser consultado na íntegra aqui.
 
Arouca

Sexta, 16 de Novembro de 2018

Actual
Temp: 11º
Vento: ESE a 3 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Sáb
T 17º
V 10 km/h
Dom
T 14º
V 6 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Que balanço faz do trabalho da Provedoria da Santa Casa da Misericórdia no mandato que está prestes a finalizar?
 
 
A Frase...

"A Cooperativa de Arouca é importante para a região na venda de produtos e na defesa dos agricultores"

Alberto Cabral, agricultor, em declarações ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 26 visitantes online