SOCIEDADE
 
Executivo visitou unidade de apoio a alunos com dificuldades cognitivas
 
Unidade de apoio no pólo escolar da Boavista
Câmara de Arouca assinalou o dia internacional da pessoa com deficiência
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
No passado domingo, 3 de Dezembro, celebrou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Para assinalar a data, o executivo municipal visitou, a 30 de Novembro, a Unidade de Apoio Especializado para a Educação a Alunos com Multideficiência e Surdocegueira Congénita, instalada no Polo Escolar da Boavista, freguesia de Santa Eulália.
Criada em Setembro deste ano, a Unidade integra a rede do Ministério da Educação de Unidades Especializadas para Apoio à Inclusão de Alunos com Multideficiência e Surdocegueira Congénita. Pertencente ao Agrupamento de Escolas de Arouca, esteve anteriormente instalada no Polo Escolar do Burgo. Integra actualmente quatro alunos, residentes no concelho de Arouca.
Esta Unidade dispõe também da primeira Sala de Estimulação Sensorial do concelho. Encontra-se equipada com equipamentos Snoezelen, que podem ser usados de forma individual ou combinada dos efeitos da música, notas, sons, luz, estimulação táctil e aromas. O objectivo é prestar uma resposta adequada em termos de terapias/estratégias a desenvolver junto destas crianças, adequadas ao seu desenvolvimento físico e cognitivo, por forma a proporcionar maior conforto e bem-estar.
A criação da Unidade Multideficiências e a Sala de Estimulação Sensorial decorreu no âmbito da requalificação do Polo Escolar da Boavista, cujo projecto arquitectónico foi desenvolvido pelo gabinete de projectos da autarquia.
No Agrupamento de Escariz há, por sua vez, duas unidades de Unidades de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbações do Espectro do Autismo - uma no Polo Escolar de Fermedo, outra no Polo Escolar de Escariz -, que recebem alunos oriundos de Arouca e dos concelhos vizinhos de Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e Castelo de Paiva. Neste ano lectivo, frequentam estas duas unidades 31 alunos.
O acompanhamento pedagógico é assegurado pelas equipas de Educação Especial de ambos os Agrupamentos de Escolas, contando ainda com os terapeutas da área ocupacional, fala e fisioterapia afectos pelo Ministério da Educação. GCCMA 2017-12-07
 
Arouca

Segunda, 18 de Dezembro de 2017

Actual
Temp: 8º
Vento: N a 3 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Ter
T 15º
V 2 km/h
Qua
T 13º
V 0 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Nas compras natalícias deste ano, pensa gastar...
 
 
A Frase...

"Temos levado o nome da nossa instituição cada vez mais longe"

Jorge Aido, presiente da Banda Musical de Figueiredo, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 41 visitantes online