SOCIEDADE
 
Acordo sobre educação junta várias instituições de Arouca
 
Reunião no restaurante pedagógico da ESA
Protocolo prevê o prolongamento de horário dos alunos do pré-escolar, com enriquecimento curricular
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A Câmara Municipal de Arouca, os Agrupamentos de Escolas de Arouca e de Escariz e as Associações de Pais das diferentes escolas do concelho assinaram um protocolo para a implementação das Actividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e da Componente de Apoio à Família (CAF) no pré-escolar. A assinatura do documento decorreu ao final da tarde desta terça-feira, no restaurante pedagógico da Escola Secundária de Arouca.
Esta parceria torna possível um prolongamento de horário dos alunos do pré-escolar, com a dinamização de um conjunto diversificado de actividades lúdico-pedagógicas, devidamente planificadas com as educadoras de infância em função da especificidade de cada turma, permitindo, por um lado, um maior enriquecimento curricular da criança e, por outro, a conciliação de horários de trabalho dos pais ou encarregados de educação e os horários de funcionamento dos equipamentos de ensino.
Em Arouca, e ao contrário do que acontece na generalidade dos municípios portugueses, estas actividades são gratuitas para os alunos do pré-escolar. A Câmara Municipal suporta as despesas das actividades de apoio à família, os agrupamentos escolares responsabilizam-se pela sua planificação e supervisão, ficando a implementação e dinamização a cargo das associações de pais.
O protocolo tripartido existe no concelho de Arouca desde o ano lectivo 2012/2013. Neste ano lectivo, beneficiarão das actividades de apoio à família cerca de 300 alunos do pré-escolar de todo o município, o que se traduz num investimento por parte da autarquia de €134 179,90.
Durante a sessão de assinatura do protocolo, a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, destacou a importância do envolvimento das associações de pais e do trabalho em rede que tem vindo a ser desenvolvido pelas três entidades parceiras. "Esta parceria tripartida tem resultado, porque estamos todos a trabalhar para o mesmo que é garantir o bem-estar das nossas crianças. As associações de pais são conhecedoras das realidades sociais e das necessidades das famílias e desde que as envolvemos neste processo, as actividades tornaram-se mais exequíveis e começámos a ter resultados mais visíveis", salientou a autarca.
Na cerimónia de assinatura do protocolo, estiveram também presentes a vereadora do Desenvolvimento Educativo e Social, Fernanda Oliveira, a directora do Agrupamento de Escolas de Arouca, Adília Cruz, o representante do Agrupamento de Escolas de Escariz, Narciso Silva, e os representantes das associações de pais. GCCMA 2017-11-15
 
Arouca

Segunda, 18 de Dezembro de 2017

Actual
Temp: 8º
Vento: N a 3 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Ter
T 15º
V 2 km/h
Qua
T 13º
V 0 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Nas compras natalícias deste ano, pensa gastar...
 
 
A Frase...

"Temos levado o nome da nossa instituição cada vez mais longe"

Jorge Aido, presiente da Banda Musical de Figueiredo, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 35 visitantes online