TEIXEIRA COELHO
 
Por uma igreja em caminho sinodal
 
OPINIÃO | Nada de interessante e de cativante oferece a paróquia aos jovens
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
O Papa Pio X, lá pelos anos 1900, ensinava: "Esta sociedade - a Igreja - é essencialmente desigual, quer dizer, uma sociedade composta por distintas categorias de pessoas: os pastores e o rebanho, os que têm um posto nos diferentes graus da hierarquia e a multidão dos fiéis. E as categorias são de tal modo distintas umas das outras que só nos pastores residem a autoridade e o direito necessários para mover e dirigir os membros para o fim desse sociedade, enquanto a multidão não tem outro dever senão deixar-se conduzir e, como dócil rebanho, seguir os seus pastores" (Pio X, Vehementer Nos, nº22).
Há quem viva tranquilo no ‘sempre assim foi', convencido de que ‘sempre assim será'. É o resultado de anos e anos de uma pastoral ao serviço da religião centrada no catecismo, mas distante do Evangelho. O Papa Francisco observava muito recentemente na Eslováquia: "Sofremos hoje na Igreja a ideologia do retrocesso. Uma ideologia que coloniza as mentes... Temos medo de avançar nas experiências pastorais".
As igrejas esvaziam-se pela lei da natureza, mas não só. Mas não só. Mas não só.
A vida sacramental (a missa, o baptismo, o matrimónio...) não tem para a maioria dos cristãos o necessário e desejável impacto no seu crescimento espiritual e na consolidação da sua fé. A celebração dominical da missa acontece quase sempre longe das "alegrias e das esperanças, das tristezas e das angústias dos homens do nosso tempo, sobretudo daqueles que vivem pobres e aflitos" (GS,1). A missa por isso resulta desfasada da vida no lar (dos problemas da vida conjugal, da difícil relação entre pais e filhos e vice-versa), da escola (do crescimento pessoal na liberdade responsável, da descoberta de valores), do trabalho (do sentido social e colaborativo do trabalho na empresa) e da participação cívica na sociedade. É que falta construir a ponte entre o "naquele tempo" e o "nosso tempo"... Entretanto, os jovens desinteressam-se da vida da sua paróquia, porque esta não vai ao seu encontro, comunicando com eles de modo que eles entendam e lhes seja dada também a eles a palavra. De facto, nada de interessante e de cativante lhes oferece a paróquia. Propõe-lhes actividades de enquadramento é verdade. Mas não lhes pro-põe actividades de liberdade, de crescimento, nem oportunidades de descoberta de valores cristãos e de exercício das responsabilidade assumidas.
Mas com isto não desanimemos e não baixemos os braços. Felizmente também há um pequeno rebanho: "há os que, na fé dos crentes, vivem a convicção da actuação invisível da graça do Espírito Santo, sempre renovada e dependente das nossas mediações". (Bento Domingues, crónica habitual no Público - 26.09.21).
Quando nos reunimos para a celebração Eucarística, reunimo-nos "em comunhão com o Papa Francisco e com o nosso Bispo Manuel...". Ora o Papa Francisco convoca-nos a todos para uma mudança de rumo no caminho que temos trilhado na Igreja de que somos parte. No fundo, trata-se de descobrirmos, de experimentarmos, ou de reclamarmos, se for caso disso, o exercício da nossa cidadania cristã, "ouvindo-nos uns aos outros e todos e cada um ouvindo o Espírito Santo". E isto é connosco. É um desafio tão exigente quanto urgente.
A propósito, atentemos nestas palavras de Luther King: "Não me preocupam os gritos dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem até os gritos dos que menosprezam a ética: o que mais me preocupa mesmo é o silêncio dos bons".
 
Arouca

Domingo, 05 de Dezembro de 2021

Actual
Temp: 10º
Vento: NW a 8 km/h
Precip: 0.2 mm
Aguaceiros
Seg
T 13º
V 3 km/h
Ter
T 13º
V 6 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Quanto melhor conhecermos o território, maior capacidade teremos para o gerir, preservar e valorizar"

Margarida Belém, durante a inauguração do Balcão Único do Prédio (BUPi)

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 44 visitantes online