JOSÉ CARLOS SILVA
 
Um novo ciclo político
 
OPINIÃO | A sua partida [Padre Vilar] provocou uma onda de comoção no município
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Os arouquenses votaram no dia 26 de Setembro para escolher os seus autarcas para o quadriénio político de 2021 a 2025.
O resultado do acto eleitoral, tal como tínhamos previsto no último texto, cifrou-se em 4-3, a favor do Partido Socialista.
Assistiu-se também a uma perda substancial de votação por parte do PS em relação a 2017, o que não é normal num segundo mandato com o mesmo presidente, significando uma clara advertência por parte de uma fatia considerável do eleitorado à presidência de Margarida Belém. Poderão estes resultados indiciar o início do fim de um longo consulado socialista à frente da autarquia? Daqui a quatro anos, certamente
teremos a resposta a esta questão que vai circulando junto da opinião pública arouquense.
Do lado da oposição de centro-direita, os resultados acabaram por ficar aquém do esperado, uma vez que Vítor Carvalho não conseguiu capitalizar em votos o descontentamento de vários sectores da sociedade em relação à actual gestão camarária, igualando o resultado alcançado por Fernando Mendes há quatro anos. A falta de alguma visilbilidade política e social do candidato em certas parcelas do território
terá sido decisiva para o facto de não ter conseguido alavancar um melhor registo. Tentará uma segunda oportunidade em 2025?
A coligação "Agora os Arouquenses" aproximou-se do PS em termos percentuais, não pelo crescimento do seu número de votos, mas pela diminuição (através da abstenção) do número de votantes expressos alcançados pelos socialistas.
Margarida Belém, após este escrutínio, já conseguiu um recorde na política local, ao tornar-se a autarca que mais tempo permanecerá em funções executivas no município: oito anos como vereadora e oito como presidente. Até estas eleições, Armando Zola, Artur Neves e Celso Portugal contabilizavam
cada um doze anos (três mandatos) de exercício permanente na autarquia.
Pedro Vieira, número um da lista da coligação "Agora os Arouquenses" à Assembleia Municipal, venceu a Amílcar Fernandes (PS) a disputa eleitoral realizada na última sexta-feira, na tomada de posse dos novos autarcas, e vai dirigir a mesa da AM, tendo como secretários Geraldo Campas e Cristina Saavedra.
Arouca vai entrar num novo ciclo político em que todos os autarcas eleitos, juntamente com as forças vivas do município, bem como todos os arouquenses, irão ser chamados a contribuir para o desenvolvimento sustentado e equilibrado da terra que todos amamos e a que nos orgulhamos de pertencer.
Mãos à obra!
•••
Morreu o padre Américo Vilar, homem multifacetado e de grande generosidade, sobretudo para os mais frágeis e excluídos da sociedade. A sua partida provocou uma onda de comoção no município de Arouca. Ligado a várias instituições sociais do concelho, deixa uma marca indelével na sua terra que tanto adorava.
Colaborou e apoiou o RODA VIVA desde a sua fundação - aliás, a primeira edição do jornal deu à estampa uma entrevista ao então presidente dos Bombeiros Voluntários de Arouca, Américo Vilar.
Após o falecimento do meu pai, convidamos o padre Vilar para assumir o cargo de director do jornal, desafio que aceitou com entusiasmo, apesar dos seus inúmeros afazeres.
A ele também se deve uma quota parte importante do sucesso e credibilidade que o jornal alcançou!
Conversamos e debatemos muitos temas longamente, por vezes estivemos em desacordo e com perspectivas diferentes em vários assuntos, mas existiu sempre respeito e amizade mútua.
Foi o padre do meu casamento e baptizou a minha filha mais velha, além de ter sido meu professor de Português na Escola Secundária de Arouca.
Guardo as boas memórias, e foram muitas, que privei com o Padre Vilar.
Até sempre!
 
Arouca

Domingo, 05 de Dezembro de 2021

Actual
Temp: 10º
Vento: NW a 8 km/h
Precip: 0.2 mm
Aguaceiros
Seg
T 13º
V 3 km/h
Ter
T 13º
V 6 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Quanto melhor conhecermos o território, maior capacidade teremos para o gerir, preservar e valorizar"

Margarida Belém, durante a inauguração do Balcão Único do Prédio (BUPi)

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 58 visitantes online