MAFALDA FERNANDES
 
A Senhora de Agosto
 
OPINIÃO | Seria impensável para os moradores da antiga vila de Cabeçais que não se realizasse
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
É mais lá para o sul do nosso país e que não é tão incréu como o pintam que a Nossa Senhora da Saúde é invocada como a Nossa Senhora de Agosto, por motivo de a sua gloriosa assunção ter ocorrido em 15 de Agosto e por motivo de, nessa mesma data, se realizarem em milhentas localidades romarias em sua honra.
Seria impensável para os moradores da antiga vila de Cabeçais que não se realizasse a festividade em honra de Nossa Senhora da Saúde, sua padroeira, depois de Santo António o ter sido até ao século XVIII.
O Reverendo Padre Arnaldo Farinha, que já foi pároco de Fermedo, referiu algures no tempo numa homilia de uma missa campal em 15 de Agosto, que a invocação de Nossa Senhora como Nossa Senhora da Saúde se deve às gentes de Lisboa, numa altura em que a peste aí grassava vinda da Europa, no século XVI, quando Filipe I, II de Espanha, era rei de Portugal.
O desespero era tanto que só obtinham consolação invocando Nossa Senhora e as graças recebidas foram tantas que Nossa Senhora passou a denominar-se Nossa Senhora da Saúde. O culto de Nossa Senhora da Saúde alastrou para o resto do país e é venerada em povoações prestigiadas e em lugarejos remotos.
A festa de Nossa Senhora da Saúde, que possui uma bela imagem no altar-mor da capela de Cabeçais, realizou-se com a pompa e circunstância possível nos dias 14 e 15 de Agosto, este ano, apesar dos condicionamentos do covid-19.
No dia 14, pelas 21h30 iniciou-se a recitação do terço na Capela, tendo-se o cuidado do uso da máscara, da desinfecção das mãos e do distanciamento exigido entre as pessoas.
Apesar disso, havia fiéis em todos os lugares disponíveis do templo e havia, também, devotos no exterior.
As imagens de Nossa Senhora da Saúde e de Nossa Senhora de Fátima foram belamente e ricamente ornamentadas com rosas e outras flores em andor e colocadas dentro da Capela e para seguirem, em procissão, no dia 15, até ao altar, na praça Dr. Albano de Castro. A recitação do terço foi abrilhantada por cânticos entoados pela Professora D. Marina Perestrelo e pela assistência e acompanhados pelo órgão.
No dia 15, com início às 11h30 foi celebrada a Eucaristia pelo Reverendo Padre Agostinho Watela, pároco de Fermedo, S. Miguel do Mato e Escariz e concelebrada pelo Diácono Vitor Paiva. Abrilhantou a cerimónia o Coro Litúrgico da Capela da Cela, freguesia de Fermedo.
A 1ª leitura foi feita pelo Hélder Oliveira, o Salmo Responsorial foi entoado pelo Daniel, que é um elemento do Coro da Cela e a 2ª leitura foi feita pelo Dr. Alberto Oliveira. Leu o Evangelho e apresentou a Homilia o Diácono Vitor Paiva que se referiu às virtudes de Nossa Senhora e à sua gloriosa assunção.
No fim da cerimónia, o Reverendo Padre Agostinho Watela saudou a equipa realizadora ou comissão de festas, o Coro Litúrgico que abrilhantou a cerimónia e a assistência numerosa que fez questão de participar. A praça Dr. Albano de Castro é muito ampla e as pessoas não tiveram necessidade de se apinhar, cumprindo os distanciamentos.
No fim da cerimónia, os digníssimos celebrantes, os leitores e os acólitos, bem como os andores de Nossa Senhora, regressaram à Capela sob a forma de procissão.
A Capela de Cabeçais esteve aberta desde de manhã até à tardinha para que todos os devotos de Nossa Senhora pudessem orar e agradecer às graças recebidas.
Assinalou-se ainda o clima de festa com uma amostra de pirotecnia e música gravada.
A localidade e a Capela foram engalanadas com iluminações que estiveram acesas algumas noites até às 6 horas da manhã, conferindo todo um ambiente de muita beleza e paz.
 
Arouca

Domingo, 24 de Outubro de 2021

Actual
Temp: 12º
Vento: SE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Seg
T 16º
V 3 km/h
Ter
T 20º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Contarei com todas as forças políticas que se apresentaram a votos"

Margarida Belém, presidente da CMA reeleita

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 58 visitantes online