JOSÉ CARLOS SILVA
 
Trinta e dois
 
OPINIÃO | A plena cidadania também se faz com a partilha e debate de ideias e de rostos dos diversos quadrantes políticos
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Assinalamos no dia 13 de Julho o trigésimo segundo aniversário do RODA VIVA jornal, criado por Óscar Silva. A data não é redonda mas não deixa de ser marcante, numa época bastante atribulada devido à pandemia que se abateu sobre todos nós. A vida das pessoas, das empresas e das instituições sofreu um forte abalo nos seus alicerces.
Também a imprensa tem vivido momentos de grande dificuldade, não apenas a nível económico, mas também a nível informativo em consequência da proliferação nas redes sociais de pseudo-órgãos de comunicação social sem qualquer escrutínio ou regulação, provocando situações por vezes surreais e inacreditáveis, baralhando e desinformando os cidadãos.
Temos vindo a fazer uma caminhada segura e sustentável, não isenta de erros, mas procurando dignificar sempre o nome de Arouca e dos arouquenses através de um jornalismo independente, plural e credível.
Apesar do último ano atípico, o RODA VIVA cresceu em número de leitores e assinantes, bem como a sua presença nas redes sociais, com particular ênfase na plataforma instagram, onde os mais jovens estão em maioria e a sua adesão ao jornal tem sido evidente.
Um agradecimento sentido para os nossos incansáveis colaboradores que partilham connosco a paixão por Arouca e pelo jornalismo, extensivo aos anunciantes do jornal que desde 1989 nos têm acompanhado e ajudado nesta longa aventura.
Uma palavra final, para os nossos inúmeros leitores e assinantes, afinal são eles a razão da existência do jornal. Muito obrigado a todos!
•••
Já há data oficial para as eleições autárquicas: 26 de Setembro. Ao contrário do que vai acontecendo um pouco por todo o país e também nos concelhos vizinhos, os principais partidos ainda não oficializaram os seus candidatos nem as respectivas equipas.
Apesar de os dois principais pretendentes ao mais alto cargo - Margarida Belém e Vítor Carvalho - ainda não se assumirem como tal, as movimentações são notórias nas hostes socialistas e de centro-direita.
Parece que estamos perante o jogo do gato e do rato onde ambas as barricadas estão à espera do adversário para dar o primeiro passo, fazendo marcação cerrada um ao outro.
Estratégia curiosa, mas que deixa os eleitores com a sensação de vazio político, numa altura em que os candidatos a todos os órgãos já deviam ser conhecidos por parte dos cidadãos.
A plena cidadania também se faz com a partilha e debate de ideias e de rostos dos diversos quadrantes políticos com tempo e serenidade.
As eleições não devem ser apenas um ritual democrático que se cumpre de quatro em quatro anos!... É sobretudo um momento de reflexão e de escolhas políticas.
Uma democracia madura exige cada vez mais sentido de cidadania e de dignidade dos partidos políticos e seus representantes perante os eleitores.
•••
O Grupo Desportivo de Santa Cruz de Alvarenga ascendeu pela primeira vez ao Campeonato de Portugal de futebol, dos escalões nacionais da FPF.
Depois do FC Arouca ter subido esta época ao patamar mais elevado do futebol português, foi agora a vez do "Alvarenga" também fazer história no desporto concelhio.
O ano da pandemia foi aziago para todos, mas para os dois clubes arouquenses parece que serviu de amuleto!...
Parabéns aos futebolistas, à estrutura técnica e aos dirigentes do clube alvarenguense por este brilhante feito, o qual damos particular destaque nesta edição.
•••
Ainda sobre o desporto-rei, a propósito da recente detenção do presidente do Benfica, um interessante texto publicado no jornal "Público", da autoria de João Miguel Tavares, dava nota do seguinte, "...o dia foi histórico: a carta branca que muitos presidentes de clubes de futebol acreditam ter neste país para actuarem à margem da lei; para confundirem os seus negócios empresariais com os negócios dos clubes; para misturarem a família e os amigos num pântano de conflitos de interesses, chegou ao fim". Um aviso à navegação!...

(texto publicado na edição impressa do RODA VIVA jornal de 2021.07.15)

 
Arouca

Domingo, 26 de Setembro de 2021

Actual
Temp: 14º
Vento: SE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Nevoeiro
Seg
T 18º
V 2 km/h
Ter
T 18º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Obras do novo hotel no Mosteiro arrancam no final do mês de Setembro"

Anúncio de Rui Dinis, da empresa MS Hotels, durante a apresentação em Arouca do projecto da unidade

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 46 visitantes online